UENF e IFF reforçam parceria institucional para avanço acadêmico

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues (ao centro), recebeu o reitor do IFF, Victor Saraiva, e a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos Silva.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, e o reitor recém empossado do IFF, Victor Saraiva, se reuniram na sexta-feira (03/05/2024) na Reitoria da UENF. Entre os diversos assuntos na pauta, a mobilidade estudantil e o fortalecimento da parceria entre as instituições foram destaque. Participaram também da reunião o vice-reitor da UENF, Fabio Lopes Olivares, e a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos Silva.

Com o objetivo de promover a excelência na pesquisa, educação e extensão, as instituições têm um acordo que visa fortalecer suas respectivas missões e ampliar suas contribuições para o desenvolvimento regional. Esta parceria estratégica entre a UENF e o IFF seguirá abrindo portas para uma série de colaborações interdisciplinares.

Além disso, a colaboração entre a UENF e o IFF proporcionará novas oportunidades de estágio e intercâmbio para estudantes, bem como programas de capacitação e treinamento para profissionais em áreas de interesse mútuo. Isto permitirá que o conhecimento gerado na UENF e no IFF seja aplicado de maneira eficaz para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região e do país como um todo.

A reitora da UENF disse que já existe uma forte integração entre a UENF e o IFF.

— Em um momento em que a interdisciplinaridade e a colaboração são essenciais para enfrentar os desafios globais, a parceria entre a UENF e o IFF demonstra o compromisso das instituições com a excelência acadêmica, a inovação e o impacto social positivo. O objetivo do nosso encontro de sexta-feira foi renovar e ampliar os laços de parcerias e oportunidades que já existem e projetar novas interações entre a UENF e o IFF — destacou Rosana.

O reitor do IFF afirmou que a mobilidade entre os estudantes das duas instituições, com os estudantes do IFF cursando disciplinas eletivas na UENF e vice-versa, já é uma possibilidade.

— É uma via de mão dupla. Também projetamos visitas técnicas de estudantes nas duas instituições. Objetivamos uma maior integração. Vamos avançar com projetos juntos. De alguma forma contribuir na formação de professores. Ainda conversamos sobre o Colégio Estadual Agrícola Antônio Sarlo — informou Victor.