UENF e Prefeitura de Cabo Frio inauguram Estação Meteorológica na Escola Municipal Edilson Duarte

A programação tem inicio às 8h

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Escola Municipal Professor Edilson Duarte, de Cabo Frio, inauguram nesta terça-feira, 22/03/22, Dia Mundial da Água, uma Estação Meteorológica. A iniciativa faz parte do projeto Escola Parceira da UENF, que tem como objetivo uma maior integração dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com as pesquisas realizadas pela universidade. Junto com a estação, a escola também fará a inauguração da Rádio Vagalume, dirigida e operada pelos alunos.

A instalação da estação permitirá o acompanhamento das variações climáticas da região. Composta por sensores externos que medem a temperatura, umidade do ar, direção e velocidade do vento, radiação, quantidade de chuva e pressão atmosférica, a estação tem um nível extremamente sofisticado de tecnologia e seus dados, que ficam armazenados em nuvem, podem ser acessados através de computadores ou aplicativos de celular.

Com uma movimentação mundial de aproximadamente um bilhão de reais no primeiro semestre de 2021, a meteorologia é uma dos segmentos profissionais mais valorizados no mercado de trabalho atual. Para a professora da UENF e chefe do Laboratório de Meteorologia, Maria Gertrudes Justi, a meteorologia é fundamental tanto para as ações pessoais dos indivíduos como para as atividades econômicas.

“Com o funcionamento da estação na escola, o aluno vai perceber como é feito o serviço da meteorologia. Vai poder acompanhar as informações de vários locais e utilizá-las de forma integrada para fazer as previsões de tempo e acompanhar as variações climáticas. É o conhecimento aliado à tecnologia que estará disponível para discussões desde o ensino fundamental até a universidade, com complexidades diferentes de estudo”, afirma.

A inauguração, que também marca os 45 anos da escola, terá uma intensa programação para os alunos e professores. Às 10h, a professora Maria Gertrudes Justi, da UENF, vai apresentar a palestra “Água, Clima e Mudanças Climáticas”. Às 14h, será ministrada a palestra “Eu, Você e a Agenda 2030”, pela professora Rosana Rodrigues, do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF (LMGV), que também atua como vice-reitora da UENF. Às 19h será a vez do professor Raul Palacio, reitor da UENF e professor do Laboratório de Materiais Avançados da UENF, apresentar o tema “A Teoria de Tudo”.

Para o reitor da UENF, o projeto “Escola Parceira da UENF” vai possibilitar à Escola Professor Edilson Duarte participar de ações desenvolvidas pela Universidade no desenvolvimento da educação regional. “A UENF tem desenvolvido diversas ações fomentando a promoção de políticas públicas em escolas da região voltadas para à educação. A presença da Universidade na rede municipal de ensino é muito importante para a formação dos alunos das licenciaturas e para os alunos das escolas”, disse.

Veja abaixo a programação completa do evento desta terça-feira:

8h – 8h45- Abertura Oficial

– Formatura de entrada dos alunos; – Hino Nacional Brasileiro;
– Palavra das Autoridades.

8h45 – 9h15 – Inauguração da Rádio VAGALUME – entrevistas e palavra da Direção Escolar.

9h15 – 9h45 – Inauguração da Estação Meteorológica da Escola Municipal Professor Edilson Duarte – Apresentação da Professora Maria Gertrudes Justi (Laboratório de Meteorologia da UENF)

9h45 – 10h – Café

10h – Palestra: “Água, Clima e Mudanças Climáticas” (Professora Maria Gertrudes Justi (Laboratório de Meteorologia da UENF-LAMET)

12h – Almoço Especial – Estudantes

12h30 – Almoço Edilson Duarte/ UENF e autoridades.

14h – Palestra: “Eu, Você e a Agenda 2030” – Professora Rosana Rodrigues (Vice-reitora da UENF e professora do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF-LMGV)

16h – Lanche

19h – Palestra: “A Teoria de Tudo” – Professor Raul Palacio (Reitor da UENF e professor do Laboratório de Materiais Avançados da UENF-LAMAV)

20h – Encerramento Oficial – Jantar EMPED/ UENF