UENF elabora acordo de cooperação com a Receita Federal para transformar mercadorias apreendidas em recursos acadêmicos

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) está desenvolvendo um Acordo de Cooperação Técnica com a Superintendência da Receita Federal do Brasil na 7ª Região Fiscal (SRRF07). O objetivo é promover ações sustentáveis que envolvam a reciclagem, descaracterização, transformação ou reutilização de mercadorias apreendidas, integrando-as aos projetos institucionais da Universidade.

Como parte dessa iniciativa, a UENF convida seus docentes a apresentarem planos de trabalho que prevejam a aplicação prática desses materiais em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que as propostas contribuam para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para a destinação adequada das mercadorias recebidas.

Exemplos de materiais que podem ser transformados incluem:

  • Aparelhos de interceptação de sinal (TV Box): Esses dispositivos podem ser reconfigurados para funcionar como minicomputadores, auxiliando na inclusão digital em escolas públicas e projetos educacionais. Iniciativas semelhantes já foram realizadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde 805 unidades de TV Box foram transformadas em ferramentas educacionais para a rede pública de ensino.
  • Cigarros apreendidos: A Delegacia da Receita Federal em Uberlândia, em colaboração com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), realizou a transformação de 3 toneladas de tabaco apreendido em fertilizante orgânico por meio de compostagem. Na UENF, há perspectivas de pesquisa para a incorporação desses materiais em produtos cerâmicos, visando reduzir impactos ambientais e conferir novas propriedades aos materiais finais.

Os docentes interessados devem encaminhar suas propostas no formato do plano de trabalho em anexo, prevendo a quantidade de material a ser recebido no período de um ano. As propostas devem ser enviadas até o dia 9 de março para o e-mail proex@uenf.br, com o assunto “PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE CONTRAFEITOS RECEITA FEDERAL”.

Para mais informações, consulte o site do projeto Receita Cidadã ou entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UENF.

NOTÍCIAS

EDITAIS