UENF lança edital de bolsas para pesquisas sobre a COVID-19, dengue, zika e chikungunya

• Categoria do post:Notícias

Lançado em caráter emergencial, o Edital PROPPG 02/2020, visa estimular a realização de estudos de alto nível e contribuir com a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em áreas temáticas consideradas prioritárias e que visem à investigação sobre a prevenção e o combate a COVID-19, dengue, zika e chikungunya.

O edital é destinado a recém pós-doutores, com relativa experiência, para atuarem em projetos de pesquisas e desenvolvimento que possam contribuir para a geração de resultados teóricos e práticos que sejam relevantes para a comunidade científica e a população em geral sobre a prevenção das doenças.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Da Cunha, a pandemia da COVID-19 desafia cientistas para que, em tempo recorde, possam produzir resultados e salvar milhares de vidas. ”A UENF não pode se abster de intensificar as pesquisas nessa área. Sabemos que o aporte de bolsas é pequeno, porém, é o que o nosso orçamento permite fazer nesse momento. A ciência não se faz de um dia para o outro, precisamos de recursos humanos capacitados para o estudo básico do mecanismo de ação deste novo vírus e de outros que já estão no cotidiano de nossa região com a dengue e a chikungunya”, afirmou Maura.

As inscrições foram abertas no dia 16/04 e vão até o dia 30/04. O ingresso de novos pesquisadores visa também fortalecer e elevar qualitativa e quantitativa a produção técnico-científica da UENF, além de contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Brasil.

EDITAL

ANEXO I -Planilha de avaliação do candidato bolsa RD 2020-2

ANEXO-II-Planilha-avaliação-do-supervisor-RD-2020-2

………………………………………………………………………………………………………..