UENF obtém nota máxima no Índice Geral de Cursos

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) obteve a nota máxima, 5, no Índice Geral de Cursos, avaliação que mede a qualidade do ensino superior do Ministério da Educação. Os dados, publicados nesta sexta-feira, 23/04/21, são referentes ao ano de 2019, portanto, antes da pandemia.

Somente 46 instituições de ensino superior de todo o Brasil receberam a nota máxima, dentre as 2.090 instituições avaliadas. No Estado do Rio de Janeiro, somente a UENF e a UFRJ receberam a nota máxima. A escala vai de 1 a 5, e as faixas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

A nota leva em conta os seguintes itens: a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC); os dados dos programas de pós-graduação, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e a distribuição de estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação).

O reitor da UENF, professor Raul Palacio, observou que o excelente desempenho da UENF na avaliação referente a 2019 foi alcançado na gestão de seu antecessor, professor Luis Passoni.

“É o resultado do trabalho de toda a comunidade universitária, da qual fazem parte estudantes e funcionários, sejam eles públicos ou terceirizados, que realmente trabalham para que o ensino público, gratuito e de qualidade aconteça. O professor Luis Passoni nos deixou um legado em um nível bem elevado e cabe a nós continuarmos. Em 2019 houve uma grande mobilização interna, através da qual colocamos a UENF de uma forma muito clara a serviço da sociedade pois é para ela que direcionamos nossos resultados”, disse o reitor.

Para manter o nível do ensino, durante a pandemia a UENF adquiriu tabletes e chips de internet que foram distribuídos para que os alunos pudessem participar das atividades acadêmicas e não ficassem prejudicados por falta de acesso . Para o reitor, é importante lembramos sempre de Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Oscar Niemeyer, que ousaram construir uma universidade do porte da UENF no interior do Rio de Janeiro. “A UENF é um espaço de oportunidade para todos, um espaço de transformação social, isso reforça nosso compromisso em transformar a ciência e a educação em vida”, afirmou o reitor.