UENF obtém patente na área de petróleo

Acaba de sair a primeira patente de 2020 do Setor de Geologia e Geoquímica do Laboratório de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF (LENEP). A invenção se constitui num método alternativo de enriquecimento de compostos do petróleo que pode mudar a rotina de análise nos laboratórios de geoquímica orgânica.

Rafhael e Georgiana, autores da pesquisa

O método é o resultado da tese de doutorado de Raphael Ferreira Luz, que teve a orientação da professora Georgiana Feitosa da Cruz, do setor de Geologia e Geoquímica do LENEP/UENF. O objetivo da pesquisa de doutorado de Raphael, desenvolvida num período de quatro anos, foi criar um método de enriquecimento de frações obtidas do petróleo, com fins de análise específica de biomarcadores.

Segundo Georgiana, a análise de biomarcadores é uma das ferramentas mais importantes na geoquímica orgânica. Ela explica que biomarcadores são compostos que sofreram pouca alteração ao longo do tempo geológico e podem fornecer informações relevantes, como o tipo de matéria orgânica que originou o óleo, por exemplo. No entanto, como o petróleo é uma mistura muito complexa, esta análise necessita de um enriquecimento prévio das frações, o que é feito principalmente com peneiras moleculares.

“O composto utilizado, beta-ciclodextrina, é uma molécula cíclica com uma cavidade hidrofóbica que permite o encapsulamento de compostos em meio aquoso. Esta característica permitiu, além de um enriquecimento de biomarcadores de forma geral, a inclusão seletiva de compostos, que tem aplicações importantes nas análises geoquímicas”, diz Georgiana.

Segundo Raphael, o uso de beta-ciclodextrina, que é extensamente utilizada em outras áreas de estudo, como farmacologia, por exemplo, é inédito para esta área e se mostrou eficiente para o enriquecimento de grupos específicos de compostos.

“O método exige um aparato simples, tem um tempo de resposta relativamente rápido e baixo custo, além de poder ser aplicado em petróleos de diferentes densidades. Outro diferencial deste método é o fato de os resultados apresentarem inclusão seletiva de determinadas classes de compostos”, explica.

………………………………………………………………………………………………………..

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)