UENF participa da Reunião do Segmento das Estaduais – FOPROP

• Categoria do post:Notícias
UENF representada no FOPROP Estaduais pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Profa. Maria Cristina Canela, e pela assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Profa. Clicia Grativol

A Coordenação do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) realizou o Encontro do Segmento das Estaduais nos dias 20 e 21 de maio de 2024, na sede da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),  localizada em Montes Claros, Minas Gerais – MG. A UENF esteve representada no Encontro pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Cristina Canela, e pela assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Clicia Grativol.

Com a participação da CAPES através da sua presidente, professora Denise Pires de Carvalho, e pela coordenadora-Geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País, Priscila Lelis Cagni, além do presidente da ABRUEM, professor Odilon Máximo de Morais, foram discutidas ações estratégicas para a Pesquisa e Pós-Graduação nas Universidades Estaduais de todo o país.

Dentre as ações prioritárias discutidas estão a criação de um observatório das instituições estaduais que subsidiará a elaboração de um plano de pesquisa e pós-graduação das IES Estaduais; termo de cooperação técnica para ações de interesse a serem pactuados entre as IES Estaduais; possibilidade de oferecimento de Programas de Pós-Graduação consolidados em diferentes campi da IES; reavaliação do impacto regional em IES interiorizadas no sistema de avaliação da pós-graduação; levantamento das áreas prioritárias de cada IES, para desenvolvimento de redes de pesquisa e pós-graduação e programa de mobilidade acadêmica.

As ações discutidas no Encontro serão levadas ao FOPROP Nacional representado no Encontro pela professora Claudia Regina Xavier, vice-presidente FOPROP Nacional. A ProPPG também está trazendo uma excelente notícia para os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da UENF.