UENF participa do 71º Fórum da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

• Categoria do post:Notícias

Com o tema “Ética, Estética e Inteligência Artificial (IA)”, foi aberto em Belo Horizonte, na última quarta-feira (22/05), o 71º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A UENF esteve representada pela reitora Rosana Rodrigues, pelos pró-reitores de Graduação, Juraci Aparecido Sampaio; de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Canela; de Extensão, Deborah Guerra Barroso, e pelas assessoras da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Annabell Tamariz, e da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais, Angela Pierre Vitória.

A IA tem avançado em todas as áreas, desde a criação de textos, imagens, vídeos, programação, desafiando pesquisadores, principalmente nas áreas de ética e estética. Nesse contexto, o papel das universidades é serem espaços de experimentação e inovação interdisciplinar, promovendo estudos sociais da tecnologia e a reflexão crítica permanente sobre os rumos da IA.

“Questões como o avanço tecnológico da IA, suas implicações éticas, sociais, ambientais, políticas e referentes à soberania nacional devem ser amplamente discutidas pela comunidade acadêmica e pela sociedade”, afirmou a reitora da UENF, Rosana Rodrigues.

No evento, houve uma homenagem aos reitores que tiveram os mandatos encerrados em 2023. Na ocasião, o reitor da UENF no período 2019/2023, Raul Ernesto Lopez Palacio, foi homenageado com medalha e diploma de associado honorário.

No Fórum, as reitoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade de Taubaté (Unitau), Cicília Maia e Nara Fortes, respectivamente, foram eleitas presidente e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para o biênio 2024/2026.

Durante o Fórum também ocorreram diversas câmaras técnicas que contaram com a presença dos pró-reitores e assessores da UENF.