Professores e estudantes estarão na Operação Sul de Minas 1 no início de 2025
Após uma seleção da Pró-Reitoria de Extensão da UENF (ProEx-UENF), uma equipe de professores e estudantes da UENF teve um projeto aprovado em edital do Ministério da Defesa e participará do Projeto Rondon entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025. Os professores e estudantes da UENF estarão atuando na cidade de Piranguinho, sul do estado de Minas Gerais. Na oportunidade, ministrarão oficinas nas áreas de meio ambiente, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.
A professora da UENF Luana Pereira de Moraes, juntamente com o professor Silvio de Jesus Freitas, informa que foram propostas oficinas dentro das áreas de atuação da equipe da UENF.
— Nós fizemos uma seleção dentro das oficinas que serão ofertadas pelos estudantes da UENF. Agora estamos ajustando todas as oficinas. Em parceria ProEx-UENF, participaremos do Conjunto B da Operação Sul de Minas 1 do Projeto Rondon, que é um projeto voluntário do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com as prefeituras e outros ministérios — afirma Luana.
A professora da UENF conta que, de 24 a 30 de novembro de 2024, fez uma viagem precursora a Piranguinho, cidade onde a equipe da UENF realizará as oficinas.
— Fiquei uma semana em Piranguinho, onde a gente recebeu toda a orientação, tanto do Ministério da Defesa, quanto a gente conversou com a prefeitura e a secretaria. Após ter conhecido a cidade, vimos a demanda da população da cidade, localizada em Minas Gerais — disse Luana.
A equipe da UENF no projeto Rondon Operação Sul de Minas será formada pelos professores Luana Pereira de Moraes e Silvio de Jesus Freitas e os estudantes Ana Elisa Hillel Ribeiro de Souza, Bruna de Melo Viana, Cleiton Vasconcelos Vieira, Gabriel Gomes de Amorim, Laila Marinho da Silva, Leticia Borges da Costa, Maria Luciete Lucindo Rodrigues e Paula Nascimento de Paz Lopes.
Para saber mais sobre a UENF no Rondon, siga a página no Instagram: https://www.instagram.com/uenfnorondon/
Projeto Rondon – É um programa social do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa e que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades brasileiras por meio de atividades de extensão. Conta com a participação de diferentes Ministérios e estudantes universitários de diversas Instituições de Ensino Superior do país.
A primeira operação do projeto foi realizada em julho de 1967, denominada de Operação Piloto ou Operação Zero, no atual Estado de Rondônia. Em 1989 as atividades do programa foram encerradas, porém, em 2005 o Projeto Rondon foi reativado e funciona até os dias atuais.
Saiba mais sobre o Projeto Rodon: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon
Piranguinho-MG – Cidade conhecida nacionalmente como a capital do Pé-de-moleque. Localizada no sul de Minas Gerais, essa região é repleta de paisagens naturais e pontos turísticos históricos. Destaca-se na agropecuária, extração vegetal, pesca e turismo rural. Além da gastronomia que possibilita a imersão na culinária mineira.
(Jornalista: Wesley Machado)