UENF presente em ranking internacional de universidades

Vista aérea do campus da UENF

No último mês de outubro, foi divulgado o AD Scientific Index Top Universities Rankings de 2021, um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais. Além disso, fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas associados. A UENF ficou posicionada em 46° lugar entre as 446 universidades no Brasil, e em 71° lugar entre 1039 universidades na América do Sul.

“Em todas as categorizações, a UENF sempre esteve ranqueada nos 10% das melhores universidades, o que é motivo de orgulho para toda nossa comunidade universitária. O AD Scientific Index tem como base os valores totais e dos últimos 5 anos do índice i10 (relativo ao número de publicações com, no mínimo, 10 citações.), índice h (referente aos periódicos. É um dado fornecido pelas bases Web of Science e Scopus, que adotaram a metodologia de Hirsch para avaliar a produção e o impacto de revistas), além de pontuações de citação no Google Scholar”, disse a vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues.

O ranking lista ainda 78 professores da UENF, citados como os mais influentes em suas respectivas áreas de atuação.

Rosana destaca que cada ranking de instituições, seja nacional ou internacional, se baseia em indicadores distintos, e por isso existem muitas variações entre eles. O AD Ranking ranqueia universidades por meio da coleta de dados do Google Scholar, uma base de dados que é pública e de fácil acesso, tendo como base os valores totais e dos últimos cinco anos do índice i10 (relativo ao número de publicações com, no mínimo, 10 citações.), índice h (referente aos periódicos. É um dado fornecido pelas bases Web of Science e Scopus, que adotaram a metodologia de Hirsch para avaliar a produção e o impacto de revistas).

De acordo com o AD Scientific Index 2021, os rankings de produtividade são um instrumento que lista cientistas produtivos em uma determinada área, disciplina, universidade e país e pode orientar o desenvolvimento de incentivos significativos e políticas acadêmicas. Assim, pesquisadores e universidades podem obter suas classificações acadêmicas e monitorar a evolução da classificação ao longo do tempo. O índice é uma instituição independente e não recebe nenhum apoio de nenhuma instituição, organização, país ou fundo.

Mais informações AQUI.