UENF realiza primeira edição do Fórum de Educação a Distância

Evento aconteceu nesta terça-feira, com transmissão pela UENF Tv. Imagem: reprodução internet

Nesta terça-feira (07/12), aconteceu a primeira edição do Fórum de Graduação EAD da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Com o tema “Ações estratégicas para a melhoria dos cursos EAD UENF em 2022”, o evento teve o objetivo de discutir as perspectivas e desafios da educação a distância. Durante a manhã, o Fórum foi aberto por Raul Palacio, reitor da Universidade. A transmissão foi feita pela UENF Tv, no YouTube. Assista [AQUI] a programação da manhã e [AQUI] a programação da tarde.

Após a abertura, foi iniciada a mesa-redonda “Como equalizar o acesso dos alunos EAD para todas as oportunidades da UENF?”, com a participação de Marilvia Dansa de Alencar, coordenadora PIBI-UENF; Marília de Molina, da Comissão de Monitoria; Olney Vieira da Motta, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; Vitor Sendra, Gerente Assessoria de Comunicação UENF e Juliana Costa De Azevedo Huziwara, tutora presencial do curso de Ciências Biológicas.

Durante a tarde foram realizadas duas mesas. O primeiro assunto foi “Passos importantes para o TCC: atual cenário e novas soluções”, com a Ana Beatriz Garcia, coordenadora TCC I e II do curso de Ciências Biológicas; Vitor Peixoto, coordenador TCC II do curso de Pedagogia, e Thais Louvain de Souza, tutora a distância de Ciências Biológicas.

Após o intervalo, foi a vez da mesa “Novos desafios e enfrentamentos no contexto pandêmico para os cursos EAD UENF”, com Caroline Alves da Costa, da vice-presidência de Educação Superior a Distância; Sanderson Dias Calixto, tutor presencial de Ciências Biológicas; Elaine Reis da Costa, tutora presencial de Pedagogia e os coordenadores de curso.

Participaram do evento o pró-reitor de Graduação da UENF, Manuel Molina; a coordenadora geral UAB da UENF e organizadora do vento, Clicia Grativol; Juliana Aguiar, representante da Fundação CECIERJ e os coordenadores dos cursos EAD oferecidos pela UENF.

De acordo com Juliana Aguiar, a UENF possui um papel importante na Fundação CECIERJ.

“No segundo vestibular do Consórcio CEDERJ, a UENF já estava presente, ofertando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Hoje, temos um grande número de alunos e há um trabalho árduo dos professores, coordenadores, tutores e diretores de polos”, ponderou.

Clícia destacou que a UENF conta com 3.360 alunos ativos em quatro cursos semipresenciais, o que representa 60% dos estudantes de graduação da Universidade.

“Nosso intuito é que os estudantes sintam-se envolvidos nas melhorias dos cursos EAD e nas estratégias para 2022. É importante que esses planejamentos sejam prioritários para que os cursos semipresenciais atendam os alunos com o ensino de qualidade, pensando na valorização do ser humano, na capacitação e aquisição de habilidades para exercer as diferentes profissões”, completou.

Raul Palacio, reitor da Universidade, apontou a qualidade do EAD, as oportunidades e benefícios que serão disponibilizados aos alunos do Consórcio CEDERJ.

“Através do Consórcio CEDERJ, conseguimos chegar a lugares distantes, onde a Universidade não consegue estar presente fisicamente. Vamos continuar trabalhando para reduzir a distância entre os polos e a Universidade, para que os alunos do semipresencial estejam mais presentes na instituição. Temos diversas demandas do EAD para atender no próximo ano, como a carteirinha de estudante e as visitas aos polos, para observar as necessidades de cada um”, finalizou.