UENF recebe primeiro painel grafitado em Wild Style do Rio de Janeiro

Foto ilustrativa do projeto.

A UENF abre as portas para receber, a partir de maio, o primeiro alfabeto de graffiti em Wild Style do estado do Rio de Janeiro. Essa é a proposta do projeto “Caligrafia Urbana – Edição Kane-KS”, contemplado no edital “Conexões Urbanas” da Lei Paulo Gustavo.

Além da UENF, que receberá a arte principal que conta com todas as letras do alfabeto, outras 26 escolas estaduais da região do Norte e Noroeste Fluminense vão receber oficinas de arte urbana onde os alunos participarão da confecção de letras do alfabeto em cada unidade, proporcionando para estes estudantes uma atividade lúdica que mescla educação e arte.

Tanto a pintura do painel quanto as oficinas serão feitas pelo artista campista Killyacking Scott. Conhecido pelo nome artístico Kane KS, ele faz parte da quarta geração de grafiteiros de Campos, possui 17 anos de graffiti e um vasto portfólio de trabalhos realizados nas ruas e espaços fechados, com pinturas nos estilos 3D, ilustração, surrealismo, realismo, aquarela e vetor. Porém, sua especialidade é o Wild Style, uma espécie de contorção de letras, tendo como características as cores vibrantes e as transições diferenciadas. A curadoria e produção executiva do projeto é de responsabilidade de Anna Franthesca e produção técnica arquitetônica Gessica Reis.

Para o artista não houve dúvidas enquanto escolher a UENF para receber o projeto:

— A UENF ter aceitado receber este projeto é uma honra e para mim mostra o quanto ela respeita a cultura do graffiti. Eu escolhi a UENF e o Hospital Veterinário pois, além da visibilidade que a instituição tem pela sua importância na região eu acredito que o diálogo através da arte e cultura entre as escolas envolvidas no projeto e a universidade pode render frutos no futuro dos estudantes que vão estar envolvidos na atividade.

Não é a primeira vez que a UENF recebe uma intervenção artística no campus Leonel Brizola, em 2019 o Centro de Ciências do Homem (CCH), recebeu dois painéis em graffiti feitos pelo artista francês 2Shy, um deles é uma homenagem educador Paulo Freire, o pesquisador brasileiro mais citado no exterior.

O projeto é uma iniciativa do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Diversos outros artistas já deixaram sua marca no campus, o mais recente trabalho foi um painel em homenagem ao Centenário de Darcy, que contou com a ilustração de Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Oscar Niemeyer, o trabalho foi realizado no prédio da Reitoria, pelos artistas Breno Medeiros e Andinho Ide.

Sobre o painel atual que será confeccionado no Hospital Veterinário, a reitora Rosana Rodrigues destaca:

— Consideramos uma grande oportunidade termos sido escolhidos para a instalação do artista campista Kane KS. A arte de rua e o grafite são expressões importantes da cultura urbana, da arte contemporânea, dando voz a comunidades e transformando espaços públicos em galerias vivas. Eles desafiam as normas estabelecidas e promovem diálogo social, tornando os espaços mais vibrantes e inclusivos.