UENF recebe professor da Universidade de Antioquia

A UENF está recebendo esta semana a visita do professor colombiano Henry Colorado, do departamento de Engenharia da Universidade de Antioquia, na Colômbia. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UENF desde o ano passado, ele ministrou, na tarde desta quarta-feira, 28/04/22, o seminário “Composities Materials: an opportunity for decreasing pollution while enhancing economics and environment” (Materiais Compósitos: uma oportunidade para diminuir a poluição e melhorar a economia e o meio ambiente), no Auditório do P5, para alunos dos cursos de Engenharia da UENF.

Ele iniciou a palestra apresentando a Universidade de Antioquia, situada na cidade de Medellin. Segunda maior universidade da Colômbia, a instituição possui cerca de 40 mil estudantes. A faculdade de Engenharia é a maior da Universidade, abrangendo cerca de 6 mil alunos.

O professor informou que está sendo discutido um convênio com a UENF para que haja um ensino integrado entre as duas instituições. Em seguida, apresentou as linhas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas na Universidade de Antioquia na área de engenharia e ciência dos materiais.

Segundo o professor Carlos Maurício Fontes Vieira, do Laboratório de Materiais Avançados do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (LAMAV/UENF), durante a visita, o professor conversou com estudantes e professores com o objetivo de implementar novas linhas de pesquisa nas áreas de nanomateriais, materiais compostos, impressão 3D etc.

“São áreas que desenvolvemos na nossa Universidade e que têm muita aplicação no futuro. São materiais sustentáveis, utilizando resíduos, materiais que gastam menos energia, etc”, acrescentou o professor Henry, que está orientando no momento dois alunos de doutorado e um aluno de mestrado na UENF.