UENF representada em evento sobre ciência e arte

Os pesquisadores durante o encontro on-line. Foto: Reprodução internet

Nesta semana foi encerrado o Creative Reactions Brasil, um encontro que surgiu como uma iniciativa do Pint of Science, com o objetivo de proporcionar reações criativas entre cientistas, artistas e o público. A Universidade Estadual do Norte Fluminense foi representada no evento por João Almeida, professor e fotógrafo e Kátia Valevski, professora e poeta. Milla Benício, professora da UFRJ e cronista, também participou do bate-papo, com a participação de Luiz Almeida (USP/Pint of Science) e Aline Intorne (IFRJ).

João Almeida já contribui com o Pint of Science há algum tempo e falou sobre a relação entre ciência e arte.

“Ciência e arte são duas formas de você ver o mundo. A ciência, de uma forma mais precisa e quantificada, e a arte, trazendo isso pra emoção. Eu acho até isso uma forma de divulgar a ciência, porque as pessoas veem como uma coisa chata. E a arte nos ajuda a mostrar a ciência de uma forma mais leve e divertida”, completou.

Kátia Valevski falou sobre a importância da arte no ambiente acadêmico.

“A academia é fechada, não tem muito espaço pra arte, mas cabe a nós abrirmos os espaços, e acho que temos travado boas batalhas. Falando por experiência própria, na Villa Maria eu lancei o meu primeiro livro e o segundo foi divulgado no boletim da UENF. Eu tive muito apoio de amigos e da reitoria para transitar com a minha arte. Se a gente acredita na nossa arte e acha importante, vale à pena batalhar por ela”, finalizou.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo