UENF representada na Sociedade de Bioética

O professor João Almeida, do Laboratório do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos (LFBM) da UENF, foi eleito vice-presidente da Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro (SBRio) para o biênio 2023-2025. É a primeira vez que um professor da UENF ocupa este cargo. A nova presidente da SBRio é a médica Marisa Palácios, diretora do Núcleo de Boética e Ética Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A eleição ocorreu em Assembleia Geral Extraordinária (AGE)  realizada virtualmente no dia 1º de setembro, através do aplicativo Zoom. Na ocasião também foi empossada a nova diretoria da Regional. A SBRio é uma seção da Sociedade Brasileira de Bioética.

Na ocasião, Marisa Palácios destacou novidades que pretende implementar em sua gestão.

— A Regional Rio de Janeiro da SBB terá polos distribuidos nas regiões Metropolitana; Norte, Noroeste e litorânea;  Serrana e Sul e se organizará através de 12 Comissões Temáticas. Buscaremos articulações com os Conselhos profissionais de áreas próximas da Bioética (Saúde, Medicina Veterinária, psicologia, biologia etc.) e com entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, Abrasco e Cebes — afirmou.

Marisa também destacou sua intenção de estabelecer relações produtivas com o Legislativo nos estados e municípios, estimular a participação da Bioética em eventos das mais variadas áreas de conhecimento e de aproximar-se de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas do estado do Rio

Marisa Palácios é médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ. É professora titular de Bioética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diretora do Núcleo de Boética e Ética Aplicada da UFRJ, e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBios).

O professor João Almeida possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharelado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio (Doutorado) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC).

Confira a Chapa Eleita para a Diretoria da Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro, Biênio 2023/2025

Presidenta: Marisa Palacios

1º Vice presidente: João Almeida

2º Vice presidente: Dalmir Lopes

1ª Secretária: Roberta Lemos

2ª Secretária: Norma Labarthe

1ª Tesoureira: Bruna Novaes

2º Tesoureiro: Sergio Rego

Conselho Fiscal: Marcio Moreira e Suely Alves

Conselho de Ética: Simone Silva e Hildeliza Boechat Cabral.