Aulão de yoga neste sábado na UENF

Perceber o corpo como veículo para o autoconhecimento, desenvolvendo a autopercepção e o autocuidado por meio das posturas físicas, das técnicas de respiração, do relaxamento e da meditação. Esse é o objetivo do projeto de extensão universitária YOGA na UENF, que oferta aulas de Hatha Yoga na Universidade para a comunidade em geral. Além das aulas regulares, mensalmente será realizado um aulão de yoga, na UENF, gratuitamente. O primeiro será neste sábado, 26/08/2023, às 9h, no pátio do Centro de Convenções.

As aulas regulares do projeto já começaram e estão acontecendo na sala de assuntos comunitários da Proex (ao lado da Aduenf), toda segunda e quarta-feira, em dois horários: às 16h e às 17h. Os interessados devem procurar os membros da equipe pela página do Instagram @yoganauenf.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Mara de Menezes de Assis Gomes, Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), a prática regular de yoga proporciona a percepção de si mesmo, reconhecendo e aceitando suas limitações e, somente depois, expandindo.

— Com o tempo, o indivíduo adquire a habilidade de direcionar a mente sem distração ou interrupção, além dos benefícios físicos como força e flexibilidade, aperfeiçoados pelas posturas (ásanas), e emocional, desenvolvidos por meio da meditação — explica a professora.

Além da professora Mara de Menezes, também participam do projeto as bolsistas e professoras de Yoga, Roberta Lima e Monique Moço; e as alunas Cínthia Fonseca,Valentina Lourenço, Gabrielli Cruz e Maria.