Uma cientista se destaca na Engenharia do campus Macaé

Enfrentar o machismo e a discriminação no meio acadêmico, muitas vezes, é um desafio em ambientes onde a atuação masculina prevalece. Segundo o Escritório das Nações Unidas para o Espaço Exterior (Unoosa), as mulheres que atuam em pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharias e matemática são 28,8%, enquanto os homens são 72,2%. Até o dia 08 de março a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) vai destacar a trajetória de algumas cientistas que atuam na instituição.

A ciência chamou a atenção de Georgiana Feitosa da Cruz ainda no Ensino Médio, quando morava em Teresina. Com formação e mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí e doutorado em Ciências pela Unicamp, a pesquisadora ingressou na UENF em 2010.

Georgiana Feitosa é professora da UENF desde 2010

“A adaptação ao trabalho foi mais difícil no primeiro ano, principalmente pelo preconceito que sofri por ser Química e atuar na Engenharia. Estereótipos de gênero que ligam a ciência à masculinidade limitam a capacidade das mulheres em busca de suas aptidões e na escolha da carreira profissional. É preciso extinguir os costumes e comportamentos associados ao sexo feminino e que são, infelizmente, fomentados pelos pais e até por professores”, disse.

A pesquisadora atua nos cursos de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e de pós-graduação em Engenharia de Reservatório e Exploração, ambos no LENEP, no campus de Macaé. Em pouco mais de 10 anos, foram 29 artigos científicos em revistas indexadas, dois depósitos de patentes e o reconhecimento de dezenas de alunos em eventos científicos.

Georgiana e seus alunos no campus de Macaé

Para Georgiana, as mulheres vêm contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico mesmo em áreas do conhecimento com predomínio masculino, como nas Engenharias e na Matemática.

 “No curso de Engenharia de Petróleo (LENEP/UENF) temos apenas 20% de docentes mulheres. Neste contexto, na minha área de atuação, apesar de ainda existir maioria masculina, observamos que o número de mulheres tem aumentado nos últimos anos, especialmente quando se considera cursos de mestrado e doutorado”, pontuou.

Segundo a cientista, é preciso destacar a importância e dar espaço às mulheres que são líderes em grandes empresas ou que chegaram à Academia Brasileira de Ciências, pois serão exemplos para outras que virão.

 “Nós, mulheres, temos o dom natural da percepção que, aliada à nossa dedicação e capacidade de agir, nos permitirá atingir qualquer nível dentro da carreira que almejamos”, finalizou.

Georgiana ao lado da professora Dra Anita Jocelyne Marsaioli (Unicamp0
Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo