Maior evento científico do interior do estado do Rio de Janeiro foi realizado de 10 a 14 de junho
De 10 a 14 de junho de 2024, a UENF respirou ainda mais ciência com o XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG), os maiores congressos científicos do interior do estado do Rio de Janeiro. Em uma semana de evento, os estudantes da UENF, do IFF e da UFF puderam apresentar seus trabalhos e compartilhar experiências acadêmicas no Centro de Convenções Oscar Niemeyer.
O resultado final de muito sucesso contou com 2508 inscritos, que fizeram o credenciamento e receberam os kits com os materiais dos congressos, como copo ecológico com tira, ambos com a marca do evento, bloco de anotações e caneta. Foram 1544 trabalhos submetidos, sendo 1047 da UENF, 280 do IFF, 160 da UFF e 52 do Programa Mais Ciência, da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, parceira em 2024.
O XVI CONFICT e o IX CONPG foram organizados pela UENF, IFF e UFF, tiveram apoio do CNPq, FAPERJ e CAPES e patrocínio da Femac, Tescan, Loccus, Acesso Total, Biotech, Café Verde Forquilha e Horto Paravidino. As premiações, Alexias e fones de ouvido wi-fi, foram tecnológicas em consonância o tema central do evento sobre Inteligência Artificial.
A assessora da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UENF, professora Clícia Grativol, fez os agradecimentos em nome da PROPPG.
— Gostaria de agradecer aos 16 avaliadores externos do CNPq e aos avaliadores internos das instituições organizadoras, UENF, IFF e UFF. Gostaria de agradecer também aos servidores da UENF que participaram da organização. Temos muita gente boa trabalhando na UENF e temos que agradecer muito aos servidores da UENF que estiveram ligados direta ou indiretamente com a organização. Agradeço ainda à comissão organizadora dos discentes e bolsistas da UENF — ressaltou Clicia, que fez parte da comissão organizadora dos eventos acadêmicos, ao lado do também assessor da PROPPG, professor Afonso Azevedo e da pró-reitora da PROPPG, professora Maria Cristina Canela.