Villa Maria inaugura banco de dados online

Casa de Cultura Villa Maria

O aniversário de 28 anos da Casa de Cultura Villa Maria terá uma novidade para os usuários: a inauguração de um banco de dados online, no servidor da UENF, onde será possível ter acesso a todas as informações sobre o acervo da Casa. Sua inauguração será no dia 11/12/21, durante o 1º Encontro da Música Goitacá.

Segundo a assessora de Cultura da UENF, Priscila Castro, a  primeira fase dos trabalhos, que constitui a maior parte da catalogação, foi realizada pelos funcionários da Villa Maria, sob a coordenação dos antigos diretores da Casa. A catalogação dos acervos iconográfico, de periódicos e documental está sendo realizada pelos bolsistas de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF), que atuam na Villa Maria mediante o acordo de cooperação técnica entre as duas universidades.

“A disponibilização deste banco de dados é muito importante pelo fato de estarmos democratizando a informação, bem como fortalecendo a Casa de Cultura Villa Maria como um centro de pesquisa da história e da cultura regional”, disse Priscila.

Para o funcionário Gustavo Rangel, um dos mais antigos da Villa Maria, a disponibilização deste banco de dados é um grande avanço para a Casa. “Os pesquisadores que vêm aqui, por exemplo, poderão buscar previamente o conteúdo que desejam e já chegar com todas as informações sobre onde encontrar o material, agilizando o trabalho de busca”, disse.

O banco de dados estará disponível no endereço https://vmaria.uenf.br

Saiba mais sobre o 1º Encontro da Música Goytacá, que acontece em 11/12/21 AQUI. O evento é uma parceria entre a Villa Maria e a Rádio Goytacá, e tem por objetivo traçar rumos para a música autoral da região Norte, Noroeste e Lagos.