Wanderley de Souza eleito membro da National Academy of Sciences, dos Estados Unidos

Primeiro reitor da UENF, o professor Wanderley de Souza, vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) e professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleito membro estrangeiro para a National Academy of Sciences, dos Estados Unidos.

Wanderley esteve à frente da UENF no período de 16/08/1993 a 08/02/1995, participando ativamente da implantação da Universidade. Ele também foi o primeiro reitor da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), recentemente incorporada à Uerj.

Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e membro do Conselho Superior da Fundação, Wanderley é graduado em Medicina pela UFRJ, tem pós-graduações, mestrado e doutorado pela mesma instituição. Ele também é membro das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina.

Wanderley é pesquisador 1A do CNPq, além de consultor ad hoc de várias agências de fomento no País como FAPERJ, CNPq, Finep, Capes, Fapesp, entre outras. Sua área de pesquisa é Biologia Celular de protozoários patogênicos e sua interação com a célula hospedeira.

O professor ocupou os cargos de secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e diretor do Inmetro.

(Fonte: Faperj)