XIII Mostra de Extensão promove interação entre ciência e sociedade

Evento integra a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema desse ano é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estarão reunidas na XIII Mostra de Extensão, que acontece de 4 a 7 de outubro de 2021, com transmissão pela UENF TV. Com o objetivo de ampliar os canais de comunicação entre a ciência e a sociedade, o evento é tradicional no interior do estado. A programação conta com atividades acadêmicas, apresentações de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas e atividades culturais. As inscrições estão abertas até o dia 26/09.

A edição deste ano tem como tema “A nossa extensão permeando a sociedade com ciência & conhecimento”. Segundo Olney Motta, pró-reitor de Extensão da UENF e membro da comissão organizadora da XIII Mostra, a temática foi escolhida porque a Extensão mostra as ações da Universidade junto à sociedade.

“A Extensão é uma vitrine da Universidade junto à sociedade, por meio da produção do conhecimento criado pela nossa comunidade acadêmica, juntamente com os demais setores e instituições parceiras da Mostra de Extensão”, completou.

A abertura do evento será no dia 04/10, às 15h, com a participação dos representantes das quatro instituições. Às 16h acontece a apresentação do Coral da UENF e, logo após, será ministrada a palestra “Desafios da Extensão Universitária permeando a sociedade na Pandemia”, com o professor Romaro Antônio Silva (IFBA).

No dia 05/10, entre 09h e 12h, serão feitas as avaliações dos trabalhos. Na parte da tarde, às 14h, acontece a mesa-redonda “As variantes do Coronavírus e os riscos para a sociedade”, com a participação de Jayme Augusto de Souza Neto, integrante do Comitê Científico UNESP COVID-19 e Herbert Leonel de Matos Guedes, professor da UFRJ e pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. A mediação será de Milton Kanshiro, professor e pesquisador da UENF.

Na manhã do dia 06/10 acontecem as avaliações dos trabalhos, das 09h às 12h. A partir das 13h, a mesa-redonda “Transversalidades na Extensão & Divulgação Científica” será ministrada por Fernando Malta “Fencas”, host do podcast de divulgação científica Scicast, e Julia Jaccoud, criadora do canal de divulgação científica “A Matemaníaca” no Youtube. A mediação será de Aline Intorne, professora do IRFJ, e Bruno Jardim. Logo após, às 15h, será a vez da palestra “Saberes Tradicionais”, com a pesquisadora Auda Piani e José Linhares, professor da UFF. Elis Miranda, professora e pesquisadora da UFF, fará a mediação.

No último dia do evento, quinta-feira, 07/10, entre 09h e 12h, serão feitas as apresentações dos trabalhos. Às 15h acontece a palestra de encerramento “Mudanças Climáticas – Conclusões do relatório IPCC”, com o pesquisador Sérgio Besserman. A partir das 16h, os pró-reitores das Universidades farão a cerimônia de encerramento. Em seguida, às 16h30, acontece a premiação dos trabalhos. Às 17h o coro do IFF Campus Macaé se apresenta.

Assim como no último ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Mostra será transmitida on-line pela UENF TV, no YouTube. De acordo com Olney, todas as informações estão disponíveis no site do evento.

“Nossa Mostra encara mais um desafio este ano, que é o de transmitir remotamente todo o seu conteúdo, variado e rico, por meio de palestras e discussões que certamente agradarão não apenas aos participantes inscritos, mas também àqueles que acessarem nossas transmissões via canal oficial da UENF. No site da XIII Mostra estão disponíveis todas as informações sobre a programação, inscrições e prazos”, finalizou.

A submissão de resumos acontece de 06 a 26 de setembro. Já o envio dos cards, de 13 a 26 de setembro. Todas as etapas, incluindo as inscrições, devem ser realizadas no site do evento.