O Curso de Ciências Biológicas – Habilitação Licenciatura iniciou suas atividades no segundo semestre do ano de 1999, tendo sido credenciado pelo MEC em 24/02/2006 (Portaria CEE nº 232/06, D.O. de 06/03/2006) denominado Curso de Licenciatura em Biologia.
O Curso, oferecido pelo Centro de Biociências e Biotecnologia, tem como principal objetivo a formação de professores de ciências para o ensino fundamental e de biologia para o ensino médio. Tendo em vista as diretrizes para a formação do professor, o Curso visa à consolidação do conhecimento nas áreas específicas da biologia moderna em paralelo com a formação pedagógica. Visa à preparação dos alunos, desde o início de sua formação, para o desempenho da docência estimulando a avaliação e transferência dos conhecimentos de forma ordenada e progressiva.

A Matriz Curricular é formada pelas disciplinas de fundamentação pedagógica; pelas que promovem a articulação entre a biologia e o ensino (Instrumentação para o ensino – sendo que cada área da biologia possui uma instrumentação correlata); pelo estágio supervisionado (capacitando os futuros profissionais da Educação); além das específicas da área biológica.
O núcleo de conhecimentos específicos envolvendo as diferentes áreas da biologia, comuns ao Bacharelado, tais como genética, bioquímica, zoologia, botânica, fisiologia, ecologia, biologia molecular está vinculado ao Centro de Biociências e Biotecnologia. Outras disciplinas básicas para a formação do professor de Ciências, tais como Física, Química e Informática envolvem a colaboração do Centro de Ciências e Tecnologia. A formação pedagógica é coordenada pelo Centro de Ciências do Homem nas disciplinas específicas como Didática, Psicologia, Filosofia da Educação, Organização da Educação Brasileira, Ciência e Sociedade. Os alunos vinculados ao curso de Licenciatura possuem acesso às  informações do Centro de Biociências e Biotecnologia que é voltado para as mais diferentes áreas de pesquisa básica e aplicada, sendo desta forma um local de constante criação e transmissão do conhecimento.  Além do Estágio Supervisionado obrigatório para a formação do professor, os alunos são orientados no desenvolvimento de projetos de ensino, nas diferentes áreas do conhecimento. Tal proposta prevê a elaboração de material didático, conteúdos e aplicação de metodologias de ensino inovadoras e eficientes.
A proposta de formação de professores oferecida pelo Curso de Ciências Biológicas – Habilitação Licenciatura tem como principal objetivo o alto nível do conhecimento adquirido, possibilitando a melhoria na qualidade do ensino que estará sob as responsabilidades desses professores.

O Curso além da formação de profissionais na área de Educação e divulgação de Ciências, habilita também sua atuação como Biólogos desde que o aluno faça complementação da carga horária de disciplinas específicas na área de biologia, que podem ser cursadas em outros cursos na própria instituição. O registro de Biólogo pode ser requerido através do CRBio – Conselho Regional de Biologia, conforme o inciso I do art. 1º da Lei 6.684/79 c/c a Lei 7.017/82, confirmado pela Portaria 151, de 09 de maio de 2008.

O Curso já formou 343 (trezentos e quarenta e três) Licenciados em Biologia de 2003 (ano da primeira turma de formandos) até o 2º semestre de 2022.
O Curso funciona no período noturno, com duração de 08 (oito) semestres letivos, com ingresso realizado através de processo seletivo anual, com base nas notas do ENEM, sendo oferecidas 40 (quarenta) vagas anuais.