Darcy Ribeiro e seu legado para a educação pública

• Categoria do post:Notícias
Ilustração representando Darcy Ribeiro
Ilustração e arte: Breno Medeiros/Andressa Ribeiro – Ascom UENF

Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, faz 25 anos que Darcy Ribeiro partiu, deixando um grande legado para a educação pública. Seus estudos publicados são fundamentais para a formação do povo brasileiro.

Atualmente duas grandes frases de Darcy estão presentes na vivência da Universidade Estadual do Norte Fluminense: “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca” e “ Mais vale errar se arrebentando do que poupar-se para nada.”

Resignar e poupar esforços para a educação não são verbos que se ajustam à comunidade universitária da UENF. Sempre refletimos sobre a falta que faz Darcy. Nos indignamos com os que são contrários e lutamos em companhia dos favoráveis pela educação pública gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Muitos são os desafios que a UENF precisa superar mas, como Darcy, jamais vamos nos resignar!

Raul Palacio – reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)