UENF completa 31 anos nesta sexta com Sessão Solene do CONSUNI

• Categoria do post:Notícias

Será realizada nesta sexta-feira, 16/08/24, a partir das 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, a Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF alusiva aos 31 anos da UENF. Na ocasião, haverá homenagem a servidores da UENF, além da outorga da Medalha Darcy Ribeiro ao presidente da Faperj, Jérson Lima e do título de Professora Emérita à professora aposentada do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH), Arlete Sendra. Também haverá apresentação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino.

Em 16 de agosto de 1993 era realizada a primeira aula magna da UENF, inaugurando oficialmente a Universidade.

A implantação da UENF foi fruto de uma intensa e bem sucedida mobilização da sociedade campista, no final da década de 1980.  Graças a ela, foi incluída uma emenda popular na Constituição Estadual de 1989 prevendo a criação da futura Universidade Estadual do Norte Fluminense.

A criação da UENF foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) através da Lei 1.740, sancionada pelo então governador Moreira Franco em 08/11/1990. Em 27/02/1991, através do Decreto 16.357, foi criada efetivamente a nova universidade e aprovado o seu Estatuto.

Ao ser eleito, em 1991, o então governador Leonel Brizola iniciou a execução e implantação da UENF, delegando ao professor Darcy Ribeiro a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação. O projeto arquitetônico ficou a cargo de Oscar Niemeyer.

Saiba mais sobre a história da UENF aqui.

Veja a programação completa do aniversário da UENF AQUI.