“Acho ótima a interação, as palestras. Tudo muito bem feito. Vi que se preocuparam bastante em dar o melhor aqui”, disse Adriana Faria, servidora da UENF e uma das ganhadoras de premiação em sorteio durante a 8ª Semana do Servidor. O evento, aberto na última quarta e encerrado nesta quinta-feira, teve o tema central “Construindo laços e revelando talentos”.
No período da tarde, os servidores contaram com palestras sobre “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos” com a professora Luana Moraes (CCTA) e, ainda, palestra sobre “Comunicação Não-Violenta” com o professor João Almeida (CBB).
Além das palestras, outras atividades como a esquete teatral “Estação 80- Um Novo Tempo”; sorteios; o momento “Café com Arte”, na presença do saxofonista Ilmar Ferreira; oficina de Fotografia Mobile com Maurício Falcão e interações esportivas também fizeram parte do momento de integração.
“Se eu conheço, eu me importo”
Durante a palestra do professor João Almeida, foram destacados pontos como o desenvolvimento da empatia e do conhecimento do próximo para melhoria das relações, inclusive no trabalho.
— Se eu conheço, eu me importo, eu desenvolvo uma empatia. E tenho um julgamento talvez mais amistoso e mais ameno sobre a outra pessoa do que eu tenho sobre um completo estranho. Às vezes a nossa relação de trabalho não é ser bonzinho com todo mundo, mas conhecer o outro, ouvir, olhar, entender o outro — disse.
Conhecimento em Boas Práticas na Alimentação
Outro momento em que os servidores puderam compartilhar conhecimentos foi durante a palestra “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos”.
Segundo a professora Luana Moraes, o objetivo das boas práticas é ofertar segurança para as pessoas, para o ambiente e, também, para o bem-estar animal.
Luana compartilhou com os presentes algumas pequenas atitudes que fazem a diferença neste processo de cuidado com o planeta.
— Desistiu do alimento no supermercado? Vamos retornar ao local de origem. Não deixar o presunto, por exemplo, no caixa. Porque está deixando numa temperatura ambiente que propicia a proliferação do microrganismo. E outra pessoa vai comprar — orienta.
Além desta dica, Luana também indicou colocar o lixo na hora e dia certos de seu recolhimento; não deixar refrigerador e freezer com as portas abertas nos estabelecimentos; não apertar frutas e legumes ao escolhê-los no momento da compra, para que não haja contaminação dos alimentos; e mais:
— Ao terminar de lanchar, leve seu lixo ao local adequado. Além de evitar problemas com insetos e outros contaminantes na praça de alimentação, deixamos o ambiente mais agradável ao próximo — lembrou.
Integração entre servidores da UENF
A servidora Claudia Prins, que é professora na UENF, lembrou que este momento de integração é essencial para relaxar e recordar.
— Já faz um tempo que não temos a Semana do Servidor. Vi acontecer quando ainda era estudante. Acho muito legal porque é um momento que saímos um pouco do clima de trabalho, da tensão, cobranças, para um momento que se relaxa dentro deste ambiente. E o preparo e expectativa para esta hora, é algo que gera muita integração entre os próprios servidores. E depois ainda temos histórias para contar — afirmou.
(Jornalista: Thábata Ferreira)