Pesquisadores da UENF conquistam prêmios em congresso nacional de Biofísica

Evento foi realizado em outubro na USP

Marcos Joel Hernández Peña e Eduarda de Almeida Pinto Maia, orientados pelo professor Luís Guilherme Mansor Basso (LCFIS/CCT), foram premiados no congresso anual da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), um dos mais importantes eventos da área no Brasil. O congresso, realizado de 2 a 5 de outubro no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo, reuniu jovens pesquisadores e especialistas para discutir avanços nas áreas de biofísica de sistemas biológicos e de biofísica molecular e celular, destacando trabalhos de relevância científica.

Marcos, aluno do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PGBB), conquistou o terceiro lugar na 2ª edição do Prêmio Carlos Chagas Filho, na categoria de Biofísica Molecular. Seu trabalho, intitulado Structural and functional analysis of the SARS-CoV internal fusion peptide: Biophysical mechanism of membrane fusion, investigou o papel do peptídeo IFP do SARS-CoV no processo de fusão entre as membranas viral e celular, essencial para a entrada do vírus na célula hospedeira. Usando uma combinação de técnicas espectroscópicas, calorimétricas e de espalhamento, Marcos elucidou como o IFP interage com diferentes modelos de membranas, alterando sua curvatura e fluidez para facilitar a fusão.

— Participar do Prêmio Carlos Chagas Filho foi um marco importante em minha trajetória como pesquisador. Esse reconhecimento é fruto do esforço colaborativo da equipe e nos inspira a continuar buscando descobertas significativas nos campos da biofísica e biotecnologia — destacou Marcos.

Eduarda de Almeida Pinto Maia, por sua vez, foi premiada com uma Menção Honrosa pelas melhores apresentações de pôster do congresso. Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC e aluna do curso de Licenciatura em Física da UENF, Eduarda apresentou o trabalho Molecular interactions of SARS-CoV-2 membrane peptides via molecular dynamics simulations, no qual investiga, por meio de simulações computacionais, as interações moleculares dos peptídeos de membrana do SARS-CoV-2.

Eduarda descreveu sua participação no evento como uma experiência transformadora.

— Minhas expectativas já eram altas antes mesmo de sair de Campos, mas a organização do congresso superou todas elas. Participar de um evento desse nível, feito todo em inglês, foi uma experiência que já está fazendo uma grande diferença na minha vida. Apresentar meu trabalho foi, sem dúvidas, a parte mais gratificante. A troca de ideias com outros pesquisadores foi algo que eu nunca havia experimentado, e as palestras me lembravam constantemente o privilégio de estar ali. Receber a Menção Honrosa foi emocionante, especialmente por ser reconhecida em meio a trabalhos de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Eu me senti profundamente honrada e feliz pelo reconhecimento — afirmou Eduarda.

Conquistas demonstram compromisso da UENF com excelência científica

Para Basso, a conquista desses dois prêmios no mesmo evento é uma demonstração clara do compromisso da UENF com a excelência científica e a formação de pesquisadores capacitados.

— O reconhecimento alcançado por nossos alunos é um reflexo do esforço, compromisso e dedicação demonstrados, além de destacar o trabalho colaborativo desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa — enfatizou Basso.

Segundo o professor, o reconhecimento obtido por Marcos e Eduarda no congresso da SBBf destaca a relevância de suas pesquisas em biofísica e abre novas possibilidades para colaborações futuras, ampliando o impacto dos estudos realizados na UENF no cenário científico nacional e internacional.

(Jornalista: Wesley Barbosa)

 

NOTÍCIAS

EDITAIS