UENF realiza Colação de Grau para 162 alunos

Com o anfiteatro do Centro de Convenções completamente lotado e sob forte emoção, 162 alunos da UENF colaram grau na noite de ontem, 19/02/25. A cerimônia foi dedicada aos formandos dos Centros de Ciências do Homem (CCH) e Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Hoje à noite, a partir das 19h, será realizada a Colação de Grau de 113 alunos dos Centros de Biociências e Biotecnologia (CBB) e Ciência e Tecnologia (CCT).

A reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues iniciou seu discurso agradecendo aos pais dos alunos, que confiaram à Universidade a  tarefa de guiar seus filhos em sua trajetória acadêmica.

— Este momento é a coroação de um esforço feito não somente pelos alunos, mas por todas as suas famílias e amigos. Este é o momento de agradecermos pela confiança depositada em nós — disse.

A mesa foi composta, além da reitora Rosana Rodrigues, pelo vice-reitor da UENF, professor Fábio Olivares; pelo pró-reitor de Graduação, professor Juraci Aparecido Sampaio; pelo diretor do CCH, professor Geraldo Timóteo; e pelo diretor do CCTA, professor Alexandre Pio Viana.

Professores Geraldo Timóteo, Juraci Sampaio, Rosana Rodrigues, Fábio Olivares e Alexandre Pio

Também participaram os coordenadores de curso Mauro Macedo Campos (Administração Pública), Hamilton Garcia (Ciências Sociais), Eliana Crispim (Licenciatura em Pedagogia / Consórcio Cederj), Sérgio Arruda (representando a coordenadora Rosalee Crespo, Licenciatura em Pedagogia), Janie Mendes Jasmin (Agronomia), Ângelo Burla (Medicina Veterinária) e Antônio Gesualdi Júnior (Zootecnia).

— Só uma universidade pública, comprometida com o desenvolvimento, com a qualidade do ensino público, com o trabalho junto a comunidade e aos territórios que nos cercam, pode oferecer uma noite como esta pra nos. Então viva a Universidade publica, viva a UENF! —  disse a reitora.

Como paraninfos dos alunos, participaram da cerimônia os professores Gerson Tavares do Carmo (Administração Pública), Gabriela do Rosário Silva (Ciências Sociais), Renata de Souza Francisco (Pedagogia), Paulo Marcelo de Souza (Agronomia), Fernanda Antunes (Medicina Veterinária) e Rita Trindade (Zootecnia).

O diretor do CCH, Geraldo Timóteo, disse que a Colação de Grau é muito mais do que um rito acadêmico, mas um momento de celebrar a superação de todos os desafios da caminhada.

— Estamos hoje celebrando histórias de superação, renúncias, noites em claro, amizades que se tornaram laços de vida e o compromisso com a transformação da sociedade.  Cada um de vocês trilhou um caminho único até aqui, marcado pelos desafios e aprendizados  que transcendem as salas de aula — afirmou.

O diretor do CCTA, Alexandre Pio Viana, disse que a Colação de Grau é o momento mais importante para a Universidade, uma vez que sua missão mais nobre e prioritária é a formação de recursos humanos.

— O agro brasileiro é o responsável pela nossa produção de alimentos. Nossos cursos são estratégicos para a nossa sociedade. Nossos egressos se inserem nesse contexto, de serem profissionais que atende diversas áreas e desenvolvem diversas habilidades — disse.

A reitora da UENF destacou que a importância da formatura vai muito além do diploma, uma vez que os alunos levam valores, aprendizados e, sobretudo, a responsabilidade de fazer a diferença no mundo.

Reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues

— O conhecimento que vocês conquistaram não é apenas uma chave para o sucesso pessoal, mas um instrumento para impactar positivamente o mundo ao seu redor. O mundo precisa de vocês, precisa da ousadia daqueles que sonham e têm coragem de enfrentar desafios, além de empatia para enxergar além de si mesmos — disse Rosana.

Ela encorajou os formandos a valorizarem o poder que têm nas mãos de inovar, transformar realidades e inspirar outros a seguirem seus próprios caminhos.

— Sigam com coragem, permitam-se errar, aprender, recomeçar. Mantenham viva a curiosidade, a ética e a paixão pelo que fazem. Nunca se esqueçam de onde vieram mas sempre olhem para onde vocês podem chegar. E contem sempre com a UENF nessa trajetória de vocês — afirmou.

(Jornalistas: Fúlvia D’Alessandri e Thábata Ferreira / Fotos: Cassiane FalcãoASCOM UENF)

NOTÍCIAS

EDITAIS