
O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (FRIPERJ) lança nos próximos dias 26 e 27/01 os e-books dos vencedores do 1º Prêmio FRIPERJ-FAPERJ-IPP de teses e dissertações sobre o estado Rio de Janeiro.
Entre os premiados que terão um e-book publicado pelo FRIPERJ está o egresso do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, Tiago Abud da Fonseca, que recebeu menção honrosa pela sua tese de doutorado intitulada “No ventre da fera: milícias, Estado e sistema de justiça”, defendida em março de 2023. O seu e-book será lançado no dia 26/01.
O egresso da UENF atribuiu a conquista do prêmio ao fato de sua tese tocar em um assunto que ele considera ser pouco explorado.
– O espaço territorial urbano do Rio de Janeiro está dominado pelas milícias. Na tese, em um primeiro momento, a gente fala da identificação dos agentes do Estado com a milícia, porque a milícia é diferente das outras modalidades de criminalidade organizada, ela nasce de dentro do Estado para fora. Então a milícia é o próprio Estado – explicou Tiago.
O pesquisador afirmou ter ficado muito feliz com o prêmio do FRIPERJ.
– Porque na verdade a gente sair com um trabalho para disputar com todas as universidades, levando o nome da UENF, levando o nome do interior do Estado para um prêmio dessa envergadura, traz luz sobre o que vem sendo produzido no Norte Fluminense, na UENF, no interior do Estado, demonstrando que a ciência não é privilégio da capital – considerou Tiago.
Os lançamentos dos e-books serão por meio de um webseminário, que será realizado no YouTube, das 18h às 20h, com a participação dos autores. Os links para o webseminário estão disponíveis na bio do Instagram do FRIPERJ: https://www.instagram.com/friperj/



