Pesquisa da UENF na área de Biotecnologia ganha Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2021

Com a tese intitulada “Bacterioma da semente: estrutura da comunidade e impactos na germinação, crescimento e proteção do milho (Zea mays L.)“, a doutora em Biotecnologia Vegetal pela UENF Lidiane Figueiredo dos Santos conquistou Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2021 na área de Biotecnologia. A pesquisa, defendida em 30/11/2020, teve a orientação do professor Fábio Lopes Olivares, do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual do Centro de Biociências e Biotecnologia (LBCT/CBB) da UENF.

Lidiane e seu orientador, professor Fábio Olivares

Segundo a Capes, o trabalho apresentado “certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”. Veja aqui a lista dos premiados.

O objetivo da tese, segundo Lidiane, foi caracterizar o bacterioma da semente de milho (variedades SHS 5050 e DKB 177); avaliar o papel das bactérias transmitidas por sementes em processos de germinação, crescimento e biocontrole; e identificar o impacto da inoculação microbiana na estrutura do bacterioma da raiz de milho.

Nascida em Minas Gerais, Lidiane fez a graduação em Ciências Biológicas na Faculdade Santa Marcelina (FASM) de Muriaé-MG e o Mestrado em Agroecologia na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O professor Fábio Olivares ressaltou que esta é uma premiação nacional para teses selecionadas pelos programas de pós-graduação das 49 áreas de atuação da Capes. “O trabalho desenvolvido pela dra. Lidiane Figueiredo dos Santos foi selecionado na modalidade Menção Honrosa pela área de Biotecnologia, uma área reconhecidamente estratégica para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e inovação no país”, afirmou.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual da UENF (LBCT) e no Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Agricultura da UENF (Nudiba). Para o orientador da pesquisa, um conjunto de fatores contribuiu para o reconhecimento do trabalho.

“A dra. Lidiane abraçou a proposta de trabalho apresentada e dedicou-se a identificar as lacunas e os desafios do tema microbioma de plantas, ainda incipiente no nosso grupo de pesquisa. Dedicada e organizada, planejou e construiu um caminho consistente e qualificado, gerando uma contribuição científica original materializada no documento de tese”, disse.

Olivares salientou que esta é a primeira tese defendida no Programa de Biotecnologia Vegetal — o mais novo da UENF. “A formação acadêmica-empreendedora do programa de Biotecnologia Vegetal e o estabelecimento de parcerias com cientistas da UENF e de outras instituições foram decisivos para a transformação dos resultados em artigos científicos publicados em periódicos reconhecidos na área de ecologia microbiana. Seus resultados de pesquisa apresentaram também derivações tecnológicas igualmente marcantes para o desenvolvimento de tecnologias microbianas aplicadas à agricultura e geraram produtos para popularização do conhecimento científico”, afirmou.

Lidiane Figueiredo dos Santos

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UENF, professor Thiago Venâncio, lembrou que Lidiane ingressou no doutorado na primeira turma do PPGBV, em novembro de 2016. “Ainda hoje me recordo da seleção dela. Sempre foi uma doutoranda extremamente dedicada, organizada e gentil com todos. Esta premiação reflete a altíssima qualidade da tese desenvolvida, sob supervisão do Prof. Fábio Olivares”, disse.

​”O Prêmio CAPES Teses é extremamente concorrido. A área de Biotecnologia na CAPES tem cerca de 70 Programas de Pós-Graduação. Cada um só pode indicar uma tese para concorrer. Houve uma tese premiada e duas menções honrosas. Portanto, esta é uma conquista enorme para o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal, da qual tenho grande orgulho”, disse.

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese tem por objetivo reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. Os critérios são os seguintes: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.