UENF realiza I Painel de Coleções Biológicas

• Categoria do post:Notícias

Foi realizado ontem, de modo online, o I Painel de Coleções Biológicas da UENF. O objetivo do evento foi apresentar os trabalhos dos pós-doutorandos envolvidos no Edital de Bolsas 04/2019, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, voltado para a valorização das coleções biológicas da UENF. Na ocasião, foram discutidas as prioridades para a institucionalização e  apoio a estas coleções.

Participaram do Painel bolsistas de pós-doutorado do Edital 04/2019 e seus supervisores, além de outros membros da comunidade acadêmica interessados no tema. Atualmente, a UENF conta com coleções biológicas nas áreas de botânica (coleções de plantas, sementes, germoplasma  espécies agrícolas, madeira e pólen), zoologia (coleções de vertebrados, insetos e polinizadores), fungos e bactérias.

O evento foi transmitido de modo online e teve a participação do reitor da UENF, Raul Palacio; da vide-reitora, Rosana Rodrigues; da pró-reitora de Pós-Graduação, Maura da Cunha; e das assessoras da ProPPG Maria Cristina Gaglianone e Valdirene Gomes

Segundo a professor Maria Cristina Gaglianone, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UENF, as coleções biológicas são acervos que contêm indivíduos ou partes deles, que são mantidos sob condições adequadas para a sua preservação por tempo indefinido.  Elas servem como registro da diversidade biológica e genética de espécies nativas e cultivadas.

“As coleções da UENF são essenciais para as pesquisas, pois servem como material de investigações científicas (taxonômicas, ecológicas, genéticas, evolutivas e de apoio a muitas outras áreas de pesquisa). São também essenciais para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação, pois conservam material usado no ensino e no desenvolvimento de trabalhos dos estudantes”, disse.

Segundo a professora, as coleções da UENF também servem de apoio às diversas ações de extensão voltadas para a comunidade. “Devido a esta importância das coleções nestas diversas vertentes, é muito importante conhecer e apoiar as coleções biológicas da Universidade”, afirmou.

Maria Cristina informou que o Painel foi motivado pela finalização do primeiro ciclo de um ano do Edital ProPPG 04/2019, uma ação da Pró-Reitoria voltada especificamente para valorizar as coleções biológicas da UENF e permitir sua organização e visibilidade interna e externa.

“Ao final deste primeiro ano do desenvolvimento dos planos de trabalho dos bolsistas o painel está permitindo ter uma visão geral sobre as condições atuais das coleções da UENF e da sua organização, e o que é preciso ainda fazer para fortalecer estas coleções”, disse.