XV Semana do Produtor Rural oferece 68 cursos

Dentre os cursos, nem todos são exclusivos para produtores, como é o caso de “Introdução à Aquarela Botânica”

Embora seja destinada prioritariamente aos produtores rurais, a XV Semana do Produtor Rural da UENF (SEPRODUR), que será realizada de 18 a 22/07/22, também oferece cursos que podem interessar à comunidade de um modo geral. É o caso, por exemplo, do curso “Introdução à Aquarela Botânica”, que será ministrado na terça-feira, 19/07/22, das 14h às 18h, na sala 107 do CCTA.

Com uma hora de teoria e três de prática, o curso “Introdução à Aquarela Botânica” é voltado para pintores iniciantes. O curso é coordenado pela professora Rosana Rodrigues e, segundo a professora Cláudia Pombo, o objetivo é proporcionar uma noção da ilustração botânica e das principais técnicas de aquarela para que os participantes sejam capazes de iniciar seus estudos e suas ilustrações. “Levaremos o material básico, mas, se alguém já tiver um jogo de aquarela, pincéis e papel aquarelável, pode levar também. É bom até para todos conhecerem a diversidade de materiais que existem”, diz.

Pintura em aquarela de Margaret Mee

Segundo Cláudia, a aquarela botânica utiliza a técnica de desenho realístico. “Para que a pintura tenha validade como uma ilustração botânica, é preciso que sejam representados todos os detalhes que podem diferenciar uma espécie, uma variedade botânica. Assim, muitas vezes utilizamos compassos, réguas, paquímetros para ilustrar o mais próximo da realidade. Todos os detalhes, como um dano causado por uma praga ou doença, também deve estar representado na ilustração. Muitas ilustrações permitem inferir sobre quais são os polinizadores, pragas e doenças, além da espécie ou variedade botânica do espécime. E a aquarela vem abrilhantar a ilustração. Trazendo uma gama de tons que são muito próximos dos encontrados na natureza”, explica.

Outro destaque da programação de terça-feira é o curso “Criação de abelhas sem ferrão: conceitos básicos”, que tem por objetivo apresentar informações sobre a biologia das abelhas sem ferrão, bem como noções básicas da criação e do manejo. Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Cristina Gaglianone, serão abordados tópicos como morfologia, diversidade e modo de vida das abelhas, estrutura dos ninhos naturais e das colmeias racionais, uso da colmeias e noções sobre o manejo e conservação das abelhas nativas”. O curso está estruturado em aula teórica expositiva, prática no laboratório e prática no campo, no setor de Ecologia Experimental dentro da UENF.

Um dos maiores eventos de extensão universitária do estado do Rio, a 15ª SEPRODUR está oferecendo este ano 68 cursos, abrangendo os mais diversos temas. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 15/07/22, ou durante a semana, caso ainda sobrem vagas. A inscrição, no valor de R$ 25, dá direito à inscrição em cinco cursos, e deve ser feita na Coordenação de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Veja abaixo a listagem dos cursos:

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo