Edital ampliou volume de recursos, incluiu modalidade de extensão e permitiu a contratação de serviços de brinquedoteca
A CAPES esclarece que os períodos definidos na atual chamada pública do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) observam os prazos legais exigidos entre o lançamento da chamada e o encerramento de submissão das propostas – 45 dias –, bem como aqueles determinados para a apresentação de recursos.
Para incluir os eventos anteriores a setembro, uma chamada precisaria ter sido lançada no final de 2022. No entanto, somente foi possível publicar o edital em 2023, respeitando a avaliação jurídica, em função do período atípico de transição de governo na esfera federal, dos processos de nomeação da nova diretoria executiva e dos esforços para recompor o orçamento da Fundação para o reajuste das bolsas de formação.
A presente chamada ampliou o volume de recursos à disposição da comunidade, incluiu a modalidade de eventos de extensão e a elegilibidade da contratação de serviços de brinquedoteca para que pesquisadores com filhos possam participar dessas realizações.
A CAPES envidará todos os esforços para reduzir os prazos para as análises técnicas e adiantar o início das de mérito, de forma a mover a data de início de fomento para a segunda quinzena de agosto, que seria o prazo mais curto possível.
A atual gestão da CAPES está trabalhando em sintonia com a comunidade acadêmico-científica do País, com escuta e acolhimento, na medida das suas capacidades, das demandas deste grupo, em conformidade com os trâmites legais.
(Fonte: Redação CGCOM/CAPES)