Eventos da APG promovem intercâmbios acadêmicos

A Associação de Pós-Graduandos (APG) da UENF, com apoio da UENF e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), realizou nesta semana dois grandes eventos acadêmicos. Na terça-feira (19) foi realizado no Centro de Ciências do Homem (CCH) o Seminário de Integração dos três cursos de Pós-Graduação do CCH — Políticas Sociais, Cognição e Linguagem e Sociologia Política. Na quarta-feira (20) e na quinta-feira (21), foi realizado no Centro de Convenções Oscar Niemeyer o Seminário Horizontes Acadêmicos.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, destacou que a organização de eventos pela Associação de Pós-Graduandos é muito relevante para promover o intercâmbio acadêmico, o compartilhamento de ideias e experiências, contribuindo assim para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

— Além disso, permitem que os pós-graduandos ampliem suas redes de contatos, conheçam colegas de outras áreas e estabeleçam colaborações que podem impulsionar suas carreiras futuras. Esses eventos desempenham um papel fundamental no fortalecimento da comunidade acadêmica de pós-graduação da UENF, incentivando a excelência na formação de recursos humanos, e reforçando o protagonismo de quem faz pesquisa na instituição. Parabenizamos a APG pela iniciativa de acolhimento aos estudantes — afirmou Rosana.

A presidente da APG UENF, Karina Ritter, agradeceu, em nome da Associação, a toda a comunidade acadêmica da UENF pela participação nos Seminários. Segundo ela, o sucesso dos eventos foi o resultado do trabalho coletivo envolvendo a Diretoria da APG, Reitoria, ProPPG, alunos, coordenadores dos programas de pós-graduação e técnicos.

O Seminário de Integração dos Programas de Pós-graduação do CCH teve a participação de mais de 150 pessoas no Auditório de Multimídia. Já o I Seminário Horizontes Acadêmicos da Pós-graduação da UENF contou com a participação de mais de 300 pessoas no Centro de Convenções da UENF. Segundo Karina, foram momentos significativos para a reflexão de temas sociais urgentes, que também propiciaram a integração entre docentes, discentes e técnicos da Universidade.

Ela destacou ainda a importante interação com representantes de instituições como o Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ – 12ª subseção – Mulher/Campos),  140ª Delegacia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (DP/Natividade), Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ).

— Nosso objetivo foi cumprido. Acolhemos os pós-graduandos e aqueles que se interessaram por conhecer o universo da pós-graduação da UENF por meio das diversas atividades, que incluíram palestras e mesas-redondas com temas esclarecedores e urgentes, lançamento de livros de professores e alunos (as) da pós-graduação da nossa universidade e, como não podia faltar, aquele momento cultural com nossa doutoranda no programa de pós-graduação em Cognição e Linguagem, a cantora Rayana Cruz (PPGCL/UENF).  Estamos muito felizes com os resultados dessa atividade e animados para as próximas atividades coletivas e para o II Seminário Horizontes Acadêmicos da Pós-graduação da UENF, que já está sendo pensado e organizado pela APG. Boas Novas virão — disse.