Associação de Pós-Graduandos tem nova diretoria

A Associação de Pós-Graduandos (APG) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) tem uma nova diretoria, que foi eleita e empossada na quarta-feira (05/07/2023) no Restaurante Universitário da UENF. A eleição foi realizada de forma online nos dias 3 e 4 de julho de 2023.

A posse da nova diretoria da APG/UENF teve a presença da vice-reitora, professora Rosana Rodrigues, que destacou a importância do movimento estudantil na universidade.

— Quando a UENF completa seus 30 anos, é muito oportuna a retomada da APG. No seu histórico, a UENF tem na pós-graduação um segmento imprescindível que fez parte efetivamente da fundação da instituição, sendo uma espécie de amálgama, integrando com os pesquisadores seniores, todos doutores, e os primeiros técnicos, o modelo inovador da UENF. Isto marca o protagonismo dos estudantes, e a participação deles em todos os nossos colegiados é fundamental para a adoção de ações e estratégias para a melhoria na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão — disse.

Lembrando que a APG existe desde a criação da UENF, em 1993, Rosana relatou um caso curioso ocorrido com o seu primeiro presidente, o então doutorando Silvio Fávero, hoje professor da Universidade Federal do Mato Grosso.

— Quem ía dar posse a ele era o então governador Leonel Brizola. E nós tivemos de sair correndo para comprar um terno para ele porque havia um dress code estabelecido pelo cerimonial do governador. Hoje temos a satisfação de ter uma diretoria eleita, e com uma mulher presidente — disse a vice-reitora.

A presidente eleita da APG/UENF, estudante da Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, Karina Ritter, considerou a eleição da nova diretoria da APG um marco histórico.

— Queremos agradecer a todos que confiaram em nossa proposta e depositaram seu voto em nós. É uma grande honra e responsabilidade representar os alunos da pós-graduação desta universidade. Estamos comprometidos em ouvir as demandas, promover a inclusão e trabalhar incansavelmente para fortalecer esta comunidade acadêmica — disse.

Diretoria APG/UENF

Karina Ritter Manhães – Sociologia Política