Homenagem póstuma ao professor Ronaldo Novelli

É com profundo pesar e imensa tristeza que o Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) presta suas condolências pelo falecimento do estimado Prof. Ronaldo Novelli. Prof. Novelli não foi apenas um membro ilustre de nossa comunidade acadêmica, mas também um pioneiro, um educador apaixonado e um defensor incansável do conhecimento científico.

Prof. Novelli, com sua trajetória acadêmica notável, concluiu o mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1989 e, posteriormente, o doutorado em Biociências e Biotecnologia, com especialização em Ciências Ambientais, pela UENF em 1998, integrando as primeiras turmas de doutorandos da universidade. Desde seu ingresso como docente na UENF, Prof. Novelli dedicou-se ao ensino, pesquisa e extensão, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento em Zoologia, com especial ênfase em peixes e aves.

Além de sua notável carreira acadêmica, Prof. Novelli foi um visionário na divulgação científica e na educação ambiental. Ele deu vida ao projeto “Espaço da Ciência”, um marco na UENF, que se tornou um importante veículo para a popularização da ciência e o engajamento do público com o mundo natural. Sua paixão pelo cinema e pela narrativa visual o levou a criar o “Cinema da UENF”, hoje conhecido como Cine Darcy, um espaço que enriqueceu culturalmente nossa universidade.

Sua especialização em produção de documentários audiovisuais sobre a vida animal silvestre não apenas demonstrou seu amor pela natureza, mas também seu compromisso em compartilhar essa paixão com o mundo, educando e inspirando através de suas obras.

Ele foi um mentor, um colega e um amigo para muitos, e sua falta será profundamente sentida.

Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar com o Prof. Ronaldo Novelli. Que possamos honrar sua memória continuando o trabalho que ele tanto amava, inspirados por seu exemplo de dedicação, paixão e excelência.

O corpo do Prof. Novelli está sendo velado no Campo da Paz, e o sepultamento ocorrerá às 15h de hoje

Descanse em paz, Prof. Novelli. Seu legado perdurará em cada canto da UENF e em cada vida que você tocou.

Prof. Vanildo Silveira

Em nome da comunidade do CBB