Pós-Graduação em Cognição e Linguagem realiza aulas inaugural e magna

O Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL) da UENF realizou nesta quarta-feira (22/03), no auditório multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH), as aulas inaugural e magna para os estudantes de mestrado e doutorado, que iniciaram o primeiro semestre letivo de 2023 no dia 13/03.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Crisóstomo Lima do Nascimento, do PGCL; e a aula magna foi ministrada pelo professor Carlos Eugênio Soares de Lemos, da Universidade Federal Fluminense (UFF) Campos dos Goytacazes-RJ; e do curso de graduação em Pedagogia EAD UENF/Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

Na aula inaugural, o Crisóstomo indicou diversos autores que têm teorias relacionadas a várias áreas, tais quais a Linguagem e a Hermenêutica, sobre a complexidade do real e a sociedade de massa, entre outros temas estudados por Walter Benjamin, Jean Piaget, Lev Vygotsky,  Byung-Chul Han, Leonardo Boff, Ailton Krenak, entre outros pensadores que, segundo o professor, precisam ser lidos ou relidos.

Na aula magna, o professor convidado, Eugênio Soares destacou a importância do tripé paixão, voz e técnica para a pesquisa.

— A voz é fundamental, embora a paixão e a técnica sejam também muito importantes. Buscar sua voz, buscar seu estilo, buscar sua marca não significa negar o polifônico. Evitem a submissão à bibliografia. A hipótese é provisória e o método é o calcanhar de Aquiles — afirmou Eugênio.

A duas aulas foram apresentadas pelos professores da Cognição e Linguagem Eliana Crispim F. Luquetti e Sérgio Arruda de Moura; e tiveram ainda a participação da professora Shirlena Campos de Souza Amaral. Os três, junto à professora Rosalee Santos Crespo Istoe, fazem parte do colegiado do curso, coordenado pelo professor Carlos Henrique Medeiros de Souza.