Proteção social no século XXI é tema de webinar internacional da FJP

Discutir os rumos da proteção social no mundo, identificar tendências, desafios e oportunidades atuais e futuras. Esse é o objetivo do webinar Proteção Social no Século XXI: Possibilidades, Desafios e Riscos, marcado para 24 e 25 de fevereiro. Organizado pelo Observatório das Desigualdades da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD), o encontro irá reunir especialistas do Brasil, da Argentina e Espanha em transmissão ao vivo pelo canal da FJP no Youtube (is.gd/YouTubeFJP).

O contexto da pandemia da Covid-19 exacerbou ainda mais as desigualdades sociais, tornando evidente a centralidade do Estado e a necessidade de sistemas robustos de saúde e proteção social em todo o mundo. Nesse cenário, o evento tem a proposta de refletir de forma mais ampla os caminhos possíveis para a política de proteção social no mundo, na América Latina e no Brasil.

Programação

24/02, quarta-feira, 17h

Gala Díaz Langou – Diretora de Proteção Social do CIPPEC (Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento – Argentina): Proteção social na América Latina no mundo pós pandemia: tensões, desafios, possibilidades

Nathalie Beghin – Coordenadora da Assessoria Política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc): O que precisamos para assegurar sistema de proteção social na perspectiva dos direitos humanos no pós-pandemia?

Wania Sant’Anna – Historiadora, pesquisadora de relações de gênero e relações raciais, Vice-Presidente do Conselho Curador do IBASE.

Luciana Jaccoud – pesquisadora associada Ipol/Unb: Estratégias do desmonte e desafios atuais da proteção social no Brasil

Mediação: prof. Carla Bronzo – EG/FJP

25/02, quarta-feira, 17h  

Ismael Blanco – Professor da Universidade Autônoma de Barcelona-UAB/ Instituto de Governo e Políticas Públicas-IGOP: Programas locais de garantia de renda mínima. A experiência do projeto B-MINCOME en Barcelona (Catalunha, Espanha)

Lúcia Xavier: Coordenadora Geral da Criola/Coalizão Negra por Direitos: Políticas de Proteção Social para o enfrentamento das Desigualdades Raciais.

Leandro Ferreira – Presidente da Rede Brasileira de Renda Básica


Tereza Campello – Professora visitante da Faculdade de Saúde Pública/USP e colaboradora da Fundação Perseu Abramo. Ministra Desenvolvimento Social e combate à fome (2011-16).

Mediação: Bruno Lazzarotti – EG/FJP

NOTÍCIAS

Nota de pesar

A UENF lamenta o falecimento do escritor e jornalista campista Vilmar Rangel,

EDITAIS