Tutoriais do Google Classroom disponíveis no canal da UENF no YouTube

Os dois tutoriais estão disponíveis no canal da UENF no YouTube

A comunidade universitária da UENF conta agora com dois tutoriais de utilização do Google Classroom, em formato de vídeos. Destinados a todos os interessados em usufruir de ferramentas digitais como forma de suporte ao aprendizado, os vídeos estão disponíveis no canal da UENF no YouTube (UENFTV).

Os vídeos foram produzidos pela Profª. Clícia Grativol, do Centro de Biociências e Biotecnologia, Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil EAD/UENF. A ideia da produção dos vídeos, que têm um caráter informativo e educativo, foi apresentar a Plataforma Classroom e suas possibilidades de produção de conteúdo, facilitando a interação de professores e alunos.

A iniciativa faz parte de uma série de medidas de apoio e suporte aos membros da comunidade universitária no momento de grande impacto emocional causado pela necessidade de distanciamento social, em função da pandemia causada pela covid-19.  Trata-se de propiciar o uso de ferramentas de interação entre os membros da comunidade durante a situação complexa em que vivemos, durante o isolamento social, que tem gerado a necessidade de se pensar na utilização das tecnologias digitais de comunicação em favor da educação. Segundo a Profª Clícia, as atividades acadêmicas remotas emergenciais, desenvolvidas nas plataformas digitais, representarão uma forma alternativa de se trabalhar conteúdo. “Vamos trabalhar com métodos diferentes dos que são aplicados nas aulas presenciais, e será uma nova maneira do professor olhar para a sua própria atividade”, afirmou Clícia.

A Plataforma Classroom do Google é um serviço gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer usuário que tenha uma conta pessoal no Google. Em setembro de 2015, a UENF iniciou a implantação da Plataforma Google for Education, considerada uma eficiente ferramenta de TI para a área de educação, oferecendo muitos recursos que facilitam as atividades educativas, como as ferramentas Classroom, Google Drive, entre outras.

Para a Vice-Reitora, Rosana Rodrigues, é importante lembrar que estamos em um momento diferenciado e as atividades acadêmicas remotas emergenciais vão possibilitar uma maior interação entre professores e alunos. “Estamos em um momento crítico e o processo de ensino e aprendizagem está sendo fortemente impactado pelo distanciamento social. Durante essa fase, é fundamental propormos formas nos manter ativos junto a nossa comunidade, interagindo com os estudantes, produzindo e disseminando conhecimento, tudo isso respeitando o isolamento social necessário para evitar a disseminação da COVID-19”.

A UENF está no YouTube…

A UENF tem um canal oficial no YouTube (UENFTV). Além dos tutoriais do Google Classroom, os interessados poderão acessar outros vídeos com matérias diversas sobre a UENF preparados e divulgados por diversos órgãos de imprensa e também pela ASCOM/UENF.

Destacam-se as cerimônias de formatura on line realizadas em 2020, e também um tutorial, produzido pela ASCOM, com algumas técnicas para a produção vídeos utilizando um telefone celular.

O canal UENFTV se constitui numa ótima opção para divulgação das ações da UENF em prol da Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão. Na UENFTV toda a comunidade acadêmica poderá encontrar referências e informações para ampliar a divulgação das nossas atividades.

Convidamos toda a comunidade uenfiana a acessar o canal da UENF no YouTube e fazer sua inscrição no canal acionando o botão INSCREVER-SE.

YouTube – UENFTV