O Workshop Coleções Biológicas foi realizado na quarta-feira, 15/03, no auditório do P5, na UENF. As apresentações foram feitas por bolsistas recém-doutores do Edital 04/21 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e teve a participação do público em geral que pode tirar dúvidas sobre o tema.
A vice-reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maura da Cunha; e a responsável pela institucionalização das coleções da UENF, professora Maria Cristina Gaglianone, participaram da mesa de abertura.
Segundo Maura, o Workshop está acontecendo periodicamente após um ano de atividades dos bolsistas do edital de coleções.
— É um trabalho de grande importância para o nosso ambiente acadêmico e para compartilhar com as coleções locais — disse.
O evento teve início pela manhã com a apresentação das Coleções Botânicas, das Coleções Zoológicas e das Coleções Microbiológicas. À tarde, foi a vez das Coleções de Plantas e Sementes. Em seguida, houve uma mesa redonda com o tema “Perspectivas para a consolidação das Coleções Biológicas da UENF.
No Brasil, a maioria das coleções está vinculada às universidades e institutos de pesquisas, onde se tornam parte da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação e instrumentos de pesquisas, inclusive da Iniciação Científica.
Uma característica importante das coleções biológicas é que elas devem estar ligadas às instituições, que têm o dever de conservar o acervo e tornar suas informações disponíveis para diferentes públicos. A institucionalização permite a integração de dados e intercâmbio de material e informações, por meio do reconhecimento no âmbito científico e disponibilização dos dados em plataformas nacionais e internacionais.