A UENF esteve representada na 7ª Edição do Consórcio de Integração Sul Sudeste (COSUD), ocorrida de 02 a 04/03/23, na cidade do Rio de Janeiro. A advogada Rachel Klem, da Agência UENF de Inovação, representou a Universidade no Grupo de Trabalho sobre Tecnologia e Inovação.
O evento visa integrar as estratégias dos sete estados das regiões Sul e Sudeste para efetivação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como promover o debate sobre soluções tecnológicas conjuntas para melhoria da gestão e dos serviços ofertados aos cidadãos.
— O debate foi coletivo, apresentamos estratégias e programas desenvolvidos em cada um dos sete estados. Ao final saímos com algumas ações para desenvolvermos até a próxima reunião, que será em junho/2023 — afirmou.
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) foi criado em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de março de 2019. O objetivo principal é consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.