3ª maratona de inovação HackAçu inscreve até 26/09

Melhores ideias receberão mais de R$ 30 mil em prêmios

Jovens empreendedores de todo o Brasil estão com a oportunidade de participar da maratona de inovação on-line e gratuita HackAçu, que está em sua terceira edição neste ano de 2024. O HackAçu vai acontecer entre os dias 27 e 29 de setembro de 2024.

Com inscrições até o dia 26/09/24, estudantes e profissionais do mercado podem concorrer a mais de R$ 30 mil em prêmios.

As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas pelo site hackacu.com.br.

A maratona de inovação é promovida pelo Porto do Açu e o Cais Açu Lab. Um de seus apoiadores é o Fórum Interinstitucional dos Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc), além do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e Lider Norte Fluminense.

Presidente do Fidesc, a Reitora da UENF, Rosana Rodrigues, reforça o estímulo à inovação e impacto à sociedade através do evento.

— É com grande entusiasmo que destacamos a importância da realização do HackAçu não só para a UENF, mas também para o Fidesc e para toda a região Norte Fluminense. Esse evento, além de estimular a inovação e a criatividade entre os participantes, promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas que podem impactar diretamente a nossa comunidade local. O Hackaçu fortalece o ecossistema acadêmico, incentivando a troca de conhecimentos entre diferentes instituições e cursos, e, ao mesmo tempo, posiciona Campos e região como um polo de inovação e empreendedorismo — pontua.

Segundo Rosana, a união entre as instituições de ensino superior de Campos dos Goytacazes, por meio do Fórum, é fundamental para a promoção de iniciativas como esta, que incentivam o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda, bem como o protagonismo da juventude no cenário da ciência e tecnologia.

— O Hackaçu é uma plataforma que não apenas coloca nossos talentos em evidência, mas também contribui para o progresso socioeconômico de toda a nossa região — afirma.

UENF em destaque

Segundo lugar na primeira edição do HackAçu, o projeto “Caiapé Jardins Flutuantes” ganhou destaque na maratona de inovação.

O projeto de jardins flutuantes visa recuperar ambientes aquáticos. Nele, os pesquisadores da UENF e Universidade Federal Fluminense desenvolveram um projeto empregando plantas aquáticas que atuam na retirada de contaminantes.

Uma solução que alia o paisagismo à recuperação ambiental.

Objetivos

O objetivo do HackAçu é a promoção da inovação e desenvolvimento sustentável do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro. Além disso, ele une mentes criativas e inovadoras para contribuir para o desenvolvimento da região.

O vice-presidente do Fidesc, Rodrigo Lira, explica que o evento será on-line e terá a duração de três dias, nos quais os participantes serão reunidos numa plataforma e receberão mentorias para o desenvolvimento das ideias. As melhores propostas vão receber premiações.

— Trata-se de uma oportunidade de entender como a inovação pode contribuir para o desenvolvimento regional, dar solução para empresas, instituições e melhorar a qualidade de vida das pessoas — destacou.

Maratona on-line

Este ano, os participantes da maratona terão a missão de criar três soluções inovadoras (denominadas ‘Desafios’) voltadas ao turismo ecológico; fortalecimento da educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM); e melhoria da mobilidade urbana.

As equipes vão receber mentorias, conteúdos de gestão de projetos e acesso a ferramentas consideradas essenciais para o desenvolvimento de suas ideias.

(Thábata Ferreira)

EDITAIS