Aberta a XIII Mostra de Extensão UENF/UFF/IFF e V UFRRJ

Com a participação dos reitores das quatro instituições envolvidas (UENF, UFF, IFF e UFRRJ), foi aberta na tarde desta segunda-feira, 04/10/21, a XIII Mostra de Extensão, que se estende até quinta-feira, 07/10/21, através do canal UENF TV, no YouTube. A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UENF, Raul Ernesto Lopez Palacio; o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo; o reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega; e o reitor da UFRRJ, Roberto de Souza Rodrigues.

O reitor da UENF destacou a importância da união entre as instituições de ensino superior neste momento. “Essa mostra não seria possível se não fosse a união das quatro instituições envolvidas. Com essa união, a gente está colocando para a sociedade o maior evento de extensão do interior do estado do Rio. A união nos faz muito fortes”< afirmou.

Raul também ressaltou o tema da mostra deste ano: “A nossa extensão permeando a sociedade com ciência & conhecimento”: “É fundamental poder levar a ciência e o conhecimento para a sociedade, principalmente num momento em que as fake news têm feito tantos estragos. Grande parte das 600 mil perdas de vidas humanas se deve ao negacionismo e à falta de informações e ações concretas que escutassem a ciência, evitando problemas como a falta de vacina, aglomerações, não uso de máscaras etc”, disse.

O reitor da UFF destacou que atualmente está superada a visão da extensão segundo a qual os “grandes acadêmicos têm a solução para todos os problemas da sociedade”. Segundo ele, “esta é uma visão antiga, de uma instituição muito encastelada, justamente o oposto do que a pandemia mostrou que somos capazes de fazer, que é dialogar, nos reiventar, partir com o peito aberto para junto da sociedade e buscar soluções. O processo de extensão nos ensina também a melhorar quem somos. Muitas vezes o que ouvimos de pessoas mais simples na sociedade nos ensina a melhorar a nossa própria forma de funcionar”, disse.

O reitor do IFFluminense lembrou que a extensão universitária só começou a tomar força a partir de 2003 dentro das instituições brasileiras. Foi quando, segundo afirmou, a sociedade começou a questionar os investimentos públicos em ciência e as respostas que as instituições estavam dando à sociedade. “A extensão foi ganhando uma forma importante, foi se articulando com a sociedade e agora, nesse um ano e meio de pandemia, com a produção de vacinas equipamentos para os hospitais etc, a população começou a perceber a importância de nossas instituições científicas”, afirmou.

O reitor da UFRRJ disse que a sociedade vive momentos difíceis e complexos, não só pela crise sanitária, mas também pelas crises institucionais e políticas que passam cada vez mais um componente de incerteza para a sociedade. “Nesse momento de pandemia, as universidades têm atuado fortemente na extensão, através de parcerias com governos e organizações sociais. A extensão tem sido a representação da maturação da ciência e se torna uma via de mão dupla, pois nós levamos a partir do sistema científico políticas que possam facilitar e avançar na organização da sociedade e, ao mesmo tempo, aprendemos com essa organização”, disse.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a palestra “Desafios da Extensão Universitária permeando a sociedade na Pandemia”, com o pesquisador Romaro Antônio Silva (IFPA).

Veja AQUI a cerimonia de abertura e a palestra.

Veja AQUI a programação completa da Mostra de Extensão.