XIV CONFICT e VII CONPG: cerimônia de abertura

Professor Roberto Leher, da UFRJ, profere a Conferência de Abertura na tarde desta terça-feira

Raul Palacio, reitor da UENF

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 21/06/22, a cerimônia de abertura do XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG). Iniciado na segunda-feira, 20/06/22, o evento se estende até sexta-feira, 24/06/22, tendo como tema central: “100 anos de Darcy Ribeiro: Temos todo um mundo a refazer”. O evento está sendo realizado no formato online. Veja AQUI a cerimônia.

A cerimônia teve a participação de representantes das três instituições envolvidas: UENF, IFF e UFF: Raul Palacio (reitor da UENF), Jefferson Manhães de Azevedo (reitor do IFFluminense), Ana Maria Almeida da Costa (Diretora da UFF/Campos) e Antônio Cláudio da Nóbrega (reitor da UFF).

Em seu discurso, o reitor da UENF agradeceu aos membros da comissão organizadora das três instituições, participantes, avaliadores e às instituições de fomento à pesquisa que financiam bolsas aos estudantes de iniciação científica — Faperj, CNPq e Capes. Raul criticou os cortes de verbas para as universidades por parte do governo federal:

Jefferson Manhães, reitor do IFFluminense

“Deixo aqui meu repúdio aos cortes de verbas que estão sofrendo as universidades e institutos federais. Mais uma vez está clara aquela frase do Darcy, que a crise na educação é um projeto. O desfinanciamento das instituições de ensino e pesquisa — que tanto fizeram no processo da Covid, apoiando a sociedade — afeta o futuro, a soberania e o desenvolvimento desse país. Deixo meu repúdio a tudo isso e, ao mesmo tempo, meu apoio a todos os esforços empreendidos pelas universidades para continuarem na luta”, disse.

O reitor da UENF também destacou a importância, no momento atual, da frase de Darcy que é o slogan do Congresso, “Temos todo um mundo a refazer”.

“Nada mais real que isso ser dito hoje. Temos um mundo novo para fazer, onde as fake news, o ódio, as agressões, o desrespeito devem ser deixados para trás. Precisamos fazer novamente um mundo com respeito, carinho, cooperação e parceria, e esse evento é um exemplo disso. Um exemplo de como quando a gente trabalha com amor, parceria e respeito, as coisas vão pra frente. Esse mundo novo requer uma universidade nova, que entenda que seus horizontes estão além da instituição”, afirmou.

Ana Maria Almeida da Costa, diretora da UFF/Campos

A conferência de abertura do Congresso ocorrerá nesta terça, às 16h30. Na ocasião, o professor Roberto Leher, da UFRJ, abordará o tema “Darcy Ribeiro e o projeto autopropelido de nação”.

Além da apresentação de trabalhos dos estudantes, o evento conta com minicursos, palestras, conferências e atividades culturais. Na quarta-feira, 22/06/22,às 16h30, haverá palestra sobre o tema “Ser cientista é coisa de criança! — Estratégias para a formação científica de professores e alunos da educação básica”. A palestra será ministrada pela professora Andrea Da Poian, da UFRJ. E na quinta, às 16h30, a professora Adélia Miglievich Ribeiro, da UFES, ministra a palestra “Darcy Ribeiro, o intelectual público: utopia e práxis”. No último dia do Congresso, a professora Yolanda Lima Lobo (UENF) ministra, às 15h, a palestra “Em Sete Lições: o Legado do professor Darcy Ribeiro”.

Todas as atividades ocorrerão na Plataforma Galoá. Veja a programação completa e mais informações no site do evento AQUI.

Antônio Cláudio da Nóbrega, reitor da UFF