Roberto Leher profere Conferência de Abertura do XIV CONFICT/VI CONPG

O professor da UFRJ, Roberto Leher, ministrou na última terça-feira, 21/06/22, a Conferência de Abertura do XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG), abordando o tema “Darcy Ribeiro e o Projeto Autopropelido de Nação”. Reitor da UFRJ no período de 2015 a 2019, Leher iniciou sua participação elogiando a escolha do tema central do Congresso: “100 anos de Darcy Ribeiro: Temos todo um mundo a refazer”.

Segundo ele, a ideia de que precisamos refazer o mundo é a grande mensagem a ser extraída da trajetória do professor Darcy Ribeiro. “Darcy sempre foi um intelectual organizador do fazimento, inconformado com a situação, inquieto sobre como fazer o futuro. Hoje, de fato, nós temos um contexto em que toda nação, todos os setores democráticos da nação, não podem deixar de estar juntos nessa imensa tarefa que é um mundo a ser reconstruído, refeito, renovado, não só no Brasil mas, obviamente, aqui temos desafios que alcançam escalas planetárias”, afirmou.

Leher afirmou que Darcy Ribeiro — idealizador da UENF, que este ano completaria 100 anos — seguramente ficaria “furioso” ao presenciar o atual contexto brasileiro.

“Tenho certeza de que todos vocês que acompanham este Congresso compartilham deste mesmo sentimento de que não podemos ficar indiferentes ao fato de que 670 mil pessoas no Brasil perderam a vida com a Covid, um quadro que poderia ter sido evitado se tivessem sido tomadas as medidas corretas baseadas na ciência. Temos muitos estudos mostrando como o país conduziu mal, como política federal, esta questão, e continua conduzindo até hoje”, disse.

Ainda lembrando a frase de Darcy, ele ressaltou que a necessidade de refazer o Brasil também se apresenta num contexto em que mais de 33 milhões de pessoas passam fome. “Isso equivale a três vezes a população de Portugal sem ter o que comer. Isso num país que tem a maior exportação mundial de commodities vinculadas à cadeia de produção de alimentos”, salientou.

Neste contexto, segundo o professor, universidades, institutos de pesquisa, museus e instituições ligadas à educação, arte e cultura “foram deslocados para um terreno surpreendente, que é o da guerra cultural. Hoje, desgraçadamente, em nosso país, ciência, educação, cultura e arte são compreendidos como algo a ser combatido”, disse. “Nossas universidades hoje estão num terreno muito áspero, no qual há todo um movimento de desconstrução da imagem dessas instituições”. Veja a conferência AQUI.

Maior evento cientifico do Estado do Rio de Janeiro, o XIV CONFICT/VII CONPG contabiliza mais de 2.100 inscritos e 1300 trabalhos científicos apresentados. O evento, iniciado na segunda-feira, 20/06/22, prossegue até sexta-feira. Nesta quarta, às 16h30, a professora Andrea Da Poian, da UFRJ ministra a palestra “Ser cientista é coisa de criança! — Estratégias para a formação científica de professores e alunos da educação básica”.

E na quinta, às 16h30, a professora Adélia Miglievich Ribeiro, da UFES, ministra a palestra “Darcy Ribeiro, o intelectual público: utopia e práxis”. No último dia do Congresso, a professora Yolanda Lima Lobo (UENF) ministra, às 15h, a palestra “Em Sete Lições: o Legado do professor Darcy Ribeiro”.

Todas as atividades ocorrem na Plataforma Galoá. As palestras também podem ser acompanhadas no canal UENF TV no Youtube.

Veja mais informações no site do evento AQUI.