XIV CONFICT e VII CONPG tem início nesta segunda

Terá início nesta segunda-feira, 20/06/22, o XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação, que este ano tem como tema “100 anos de Darcy Ribeiro: Temos todo um mundo a refazer”. O evento, que reúne a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), será realizado de 20 a 24/06/22, no formato online.

A abertura oficial do Congresso será realizada na terça-feira, 21/06/22, às 9h, com a participação dos reitores das três instituições participantes. A conferência de abertura ocorrerá às 16h30. Na ocasião, o professor Roberto Leher, da UFRJ, abordará o tema “Darcy Ribeiro e o projeto autopropelido de nação”.

A participação é aberta a todos os interessados, mas a submissão de trabalhos é restrita aos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica (bolsistas PIBIC, PIBITI e voluntários) dos Programas das Instituições Participantes – UENF, IFF e UFF. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. O evento é gratuito e oferece a possibilidade de inscrição em até dois cursos igualmente gratuitos, desde que os horários das atividades não coincidam.

Além da apresentação de trabalhos dos estudantes, o evento contará com minicursos, palestras, conferências e atividades culturais. Na quarta-feira, 22/06/22, haverá palestra sobre o tema “Ser cientista é coisa de criança! — Estratégias para a formação científica de professores e alunos da educação básica”. A palestra será ministrada pela professora Andrea Da Poian, da UFRJ. E na quinta, às 16h30, a professora Adélia Miglievich Ribeiro, da UFES, ministra a palestra “Darcy Ribeiro, o intelectual público: utopia e práxis”.

Todas as atividades ocorrerão na Plataforma Galoá. Veja mais informações no site do evento AQUI.