XIII CONFICT e VI CONPG: ‘Desafios da ciência no pós-pandemia’

Conferência de abertura será com a professora Margareth Dalcomo (PUC-RJ), que atuou como membro do grupo assessor do Ministério da Saúde na pandemia de COVID 19

Será aberto nesta terça-feira, 22/06/21, o XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG), que este ano tem como tema “Desafios da ciência no pós-pandemia”. Considerado o maior evento científico do interior do Estado, o Congresso reúne a UENF, a UFF e o IFF e, este ano, conta com 1.313 trabalhos acadêmicos e 1.764 inscritos.

Devido à pandemia do coronavírus, pela segunda vez consecutiva o evento será feito de forma virtual, através da Plataforma Zoom-Galoá. A cerimônia de abertura ocorre nesta terça, 22/06/21, às 9h, e conta com a participação de autoridades das três instituições envolvidas.

Abertura do CONFICT/CONPG 2020

A conferência de abertura, com o tema “COVID 19: o que aprendemos e perspectiva para a ciência”, será realizada no mesmo dia, às 16h30, com a professora Margareth Maria Pretti Dalcomo (PUC-RJ). Graduada em Medicina com especialização em Pneumologia Sanitária e doutorado em Medicina (Pneumologia), dra. Margareth atuou como membro do grupo assessor do Ministério da Saúde na pandemia de COVID 19 durante a gestão do ministro Luiz Henrique Mandetta.

A professora possui experiência em pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras microbacterioses, sendo membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde. Também é membro do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Veja aqui mais informações sobre a professora Margareth Dalcomo.

Na quarta-feira, 23/06, às 16h30, haverá palestra sobre o tema “Mudança climática como estratégia de retomada de crescimento no pós-covid”, com a professora Suzana Kahn Ribeiro, da COPPE/UFRJ. E na quinta, 24/06, a professora Célia Kerstenetzky (UFRJ) fala sobre o tema “Desigualdade e política social no Brasil: em que pé estamos?”. A conferência de encerramento será realizada na sexta-feira, às 16h30, com a professora Alice Ribeiro Casimiro Lopes, da Uerj. O tema será “A educação superior em tempos de discursos anticiência”.

No decorrer da semana, haverá ainda Sessões Orais, reuniões, atividades culturais e, ao final, premiação dos melhores trabalhos, que serão escolhidos pelo Comitê Avaliador. Saiba mais sobre a programação cultural aqui. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas site oficial do Congresso.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo