Cientista Margareth Dalcolmo profere conferência de abertura do XIII CONFICT e VI CONPG

Margareth Dalcomo (Fonte: Agência Fiocruz)

A cientista Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e uma das maiores autoridades em COVID-19 no Brasil, profere nesta terça-feira, 22/06/21, às 16h30, a conferência de abertura do XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG), promovido pela UENF, IFF e UFF.

A conferência será sobre o tema “Covid-19: O que aprendemos e perspectiva para a ciência”. Para assistir à conferência da doutora Margareth Dalcomo — assim como as demais atividades do Congresso — é necessário fazer a inscrição no site do evento até o final do dia de hoje. O Congresso será transmitido pela Plataforma Zoom-Galoá.

Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com experiência na condução e participação de protocolos de pesquisa clínica, tratamento da tuberculose e outras micobacterioses, Margareth Dalcomo é membro de comissões científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da Rede TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado Resist TB, da Boston Medical School.

Integra também o Expert Group for Essential Medicines List da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Tem mais de 100 artigos científicos publicados nacional e internacionalmente.

Docente da Pós-Graduação da PUC-RJ e da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz — onde também atende casos graves de tuberculose — , é membro e ex-coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj).

Fundadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Fiocruz, atua ainda como investigadora principal dos ensaios clínicos SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e Brace Trailpara vacina BCG para prevenção da Covid-19. Foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2022-2024.

Margareth é uma das coordenadoras principais do estudo internacional de fase 3 que avalia o uso da vacina BCG para reduzir o impacto do novo coronavírus. É uma das colunistas do blog “A Hora da Ciência”, do Jornal O Globo.

Durante a pandemia da covid-19, a cientista tem participado de lives e debates virtuais,  e concedido entrevistas, tornando-se um ícone da luta contra a Covid-19 no Brasil. Em uma de suas entrevistas, em apenas 24 horas, o número de visualizações ultrapassou a casa de 1,5 milhão.

Margareth Dalcolmo foi agraciada, em maio de 2021, com o prêmio Nise da Silveira, oferecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, em reconhecimento às “mulheres que abrem espaço para o amanhã” realizando diferentes esforços para salvar vidas, barrar o contágio e proteger os seus territórios durante a pandemia de Covid-19.

Além disso, a revista Forbes reconheceu o trabalho e a dedicação da Dra. Dalcolmo no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 no convênio estabelecido entre a Fiocruz, a farmacêutica Astrazeneca e a Universidade de Oxford, destacando o nome da cientista no ranking das Mulheres de Sucesso deste ano em vários campos de atuação.

— Será uma grande honra e uma oportunidade ímpar termos a participação da Dra. Dalcolmo na abertura deste tradicional evento que reúne a Iniciação Científica e a Pós-Graduação da UENF, do IFF e da UFF. Tanto pelo tema quanto pela envergadura da palestrante,  será uma conferência imperdível! — disse a vice-reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues, ressaltando que todas as conferências do evento em 2021 serão proferidas por pesquisadoras líderes em suas respectivas áreas de atuação, demonstrando a força e a importância da participação das mulheres na ciência brasileira.

Inscreva-se para participação nas conferências do CONFICT e CONPG 2021
Atenção comunidade universitária da UENF: para participar das conferências do CONFICT e CONPG os interessados devem estar inscritos na Plataforma Galoá! Prazo final de inscrição 21/06/2021. Para se inscrever acesse: https://eventos.galoa.com.br/confict-conpg-2021.