Aberta Semana Acadêmica da UENF – Edição 2023

A Semana Acadêmica da UENF – Edição 2023 – foi aberta nesta segunda-feira, 23/10/23, no auditório principal do Centro de Convenções, com a presença da reitora eleita da UENF, Rosana Rodrigues, e do pró-reitor de Graduação, Manuel Molina. O evento acontece até sexta-feira, 27/10/23, com programações específicas organizadas pelos alunos de cada curso de graduação. A palestra de abertura com o tema “Vamos falar sobre a Universidade?” foi proferida pela reitora eleita da UENF.

O pró-reitor de Graduação salientou o quanto é contagiante ver os estudantes assumirem os desafios da organização do evento buscando bater as metas do ano anterior.

— Desejo um bom trabalho. Não percam o entusiasmo. Mantenham o ‘pique’. Bom trabalho e boa sorte — desejou Molina.

A reitora eleita da UENF, Rosana Rodrigues, também ressaltou a importância do envolvimento dos alunos na Semana Acadêmica, o que ela considera um grande aprendizado.

— Sabemos que não é fácil organizar um evento desta natureza. Quem sabe futuramente vocês estarão presidindo grandes eventos nacionais. Quero deixar os meus parabéns pela animação. Espero que essa semana seja cada vez mais incorporada no nosso calendário — disse.

“Vamos falar sobre a Universidade?” – Durante a palestra de abertura, a reitora eleita lembrou que a universidade pública é espaço de transformar a vida das pessoas e ainda um lugar apropriado para a discussão e a construção de valores. Engenheira Agrônoma de formação, Rosana foi a primeira pessoa da família a cursar uma universidade pública.

Aos estudantes presentes, Rosana frisou que a UENF é uma das 100 melhores universidades da América Latina e que tem uma Iniciação Científica premiada três vezes pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer a diferença entre universidade e faculdade.

— A universidade tem no tripé o ensino, a pesquisa e a extensão nas atividades primordiais. Faculdade é um lugar de aula, ensino, não há oportunidade de fazer pesquisa. Para ser considerada uma universidade é preciso ter um mínimo de cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa. Aqui na UENF nós temos acesso a equipamentos de ponta e 100% de professores com doutorado. Além de estarmos em uma universidade, estamos em uma universidade pública paga com os impostos pagos pela população. Devemos dizer com muito orgulho que estamos em uma universidade.  — declarou a reitora eleita.

Rosana lembrou ainda que o aluno da UENF estuda em tempo integral e recebe auxílios e bolsas que dão um conforto para que esse estudante permaneça na universidade. Ela anunciou que a UENF também está implementando o auxílio-creche.

— A UENF oferece condições para que sejam formados profissionais qualificados. Uma nação que busca o progresso sustentável e tecnológico precisa do desenvolvimento científico. A graduação é a construção do futuro. É um passaporte para a autonomia profissional, cultural, econômica e pessoal. Quem quiser seguir uma carreira de cientista vai encontrar aqui na UENF condições para isso — finalizou Rosana Rodrigues.