Aberta a Semana Acadêmica da UENF – Edição 2021

Com a participação do reitor da UENF, Raul Palacio, e do pró-reitor de Graduação, Manuel Molina, foi aberta na tarde desta segunda-feira, 08/11/21, através do canal UENF TV no YouTube, a Semana Acadêmica da UENF – Edição 2021, que se estende até sexta-feira, 12/11/21. A palestra de abertura, sobre o tema da Semana, “Gestão de Pessoas”, foi proferida por William dos Santos Melo, professor visitante da UENF e consultor externo da Unesco.

O reitor da UENF ressaltou a importância do evento, lembrando que, ao lado da Mostra de Extensão e do Congresso de Iniciação Científica e de Pós-Graduação, a Semana Acadêmica constitui um dos principais eventos do calendário da Universidade. “A Semana Acadêmica demonstra o esforço da comunidade estudantil para continuar mantendo a universidade funcionando neste período. O evento é totalmente organizado pelos nossos estudantes, que durante a pandemia não minimizaram esforços para que ele fosse realizado”, disse.

“Esse evento adquire importância muito grande também pelo ataque que a ciência e as universidades vêm sofrendo. Os orçamentos de muitas universidades vêm sendo contingenciados, diminuídos, reitores vêm sendo nomeados pelo governo sem atender aos anseios da comunidade acadêmica. Felizmente aqui no Rio não temos tido esse problema. Mas a falta de respeito para com a ciência por parte governo federal nos afeta em muito. Temos editais de pesquisa sendo fechados, estudantes com medo de não receberem suas bolsa, enfim, uma situação muito difícil que atravessamos”, afirmou o reitor.

O pró-reitor de Graduação, Manuel Molina, salientou o empenho dos estudantes na realização da Semana Acadêmica. “Dá muito orgulho ver a mobilização dos estudantes. Quando termina uma Semana Acadêmica, eles já começam a preparação para o evento do ano seguinte. É um evento que desafia os estudantes na escolha dos temas, dos palestrantes e da própria organização”, disse. “Um evento dessa magnitude certamente traz para cada um deles muita experiência que vai marcar sua vida profissional para sempre”.

Em sua palestra, o professor William disse que há três conceitos-chave, neste início do século XXI, em relação ao serviço público: inovação, governança e sustentabilidade. Segundo afirmou, a gestão de pessoas é um desafio para quem pensa e trabalha no serviço público. No entanto, ao contrário do que costuma ser veiculado na mídia, nos últimos anos houve muito mais avanços que retrocessos.

“Nem sempre são visíveis os avanços, muitos ainda estão em fase ainda de maturação. Mas, de forma geral, a sociedade está mais consciente da sua posição, o servidor público está mais capacitado e o sistema de mérito vem se efetivando, por mais que a opinião pública queira desmerecer o serviço público no Brasil. Desde a década de 70, a gente vem evoluindo na gestão pública. Isso passa por questões como autonomia das instituições, o que, nos últimos anos, vem sendo de alguma maneira minado, mas isso faz parte também desse regime democrático que parecia bem amadurecido mas ainda não está. Temos um sistema democrático que precisa ser conquistado rotineiramente”, afirmou.

Ele tentou desmistificar algumas ideias muito veiculadas em relação ao serviço público, como por exemplo a de que ele é lento, pouco acessível à população, ineficiente e muito custoso. “Isso não é verdade, é uma retórica da mídia e de parte dos políticos. Na verdade não há vilões nem reféns de um processo, e sim instituições com erros e acertos. Nos últimos anos, a gente vem perdendo reconhecimento por parte da opinião pública e os orçamentos vêm minguando, principalmente na ciência e tecnologia.

“Há muitos desafios num país tão grande como o nosso, mas o serviço público ainda deve ser encarado como um motivo de orgulho. É emocionante o depoimento das pessoas ao serem vacinadas contra a Covid-19 pelos servidores da Saúde. Gostaria de ver esse reconhecimento em outras áreas também. Num momento de tanta coisa negativa, vemos o Brasil voltando em breve à vida normal, coisa que poucos países já podem fazer. A gente lutou contra um processo que não queria que isso acontecesse. Gostaria de homenagear o SUS, mas lembrar que esse empenho também pode ser visto em outros setores”, disse.

Veja AQUI a palestra e abaixo a programação de cada curso:

Administração Pública

Agronomia