Agosto Dourado neste domingo na UENF

Aberto ao público, Pic Nic Leite Materno e Cia será realizado das 9h às 12h no Bosque e Centro de Convenções

O evento é aberto ao público. Atividades acontecem no Centro de Convenções e no Bosque da UENF.

Para marcar as comemorações do Agosto Dourado, no próximo domingo, 29 de agosto, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) recebe o Pic Nic Leite Materno e Cia. O evento é aberto ao público e acontece das 09h às 12h, com atividades no Bosque e no Centro de Convenções da Universidade.

O encontro terá exposição de trabalhos e recreação, com o grupo Cirandarte e o Centro Cultura Musical de Campos. Para expor trabalhos na linha de cuidado materno-infantil basta enviar a proposta para o e-mail santosbarbosa.luciana@gmail.com.

Com o apoio da UENF, o evento é promovido pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC), Programa Saúde na Escola e Programa Portas Abertas – Odontologia Materno e Infantil.

De acordo com Luciana Santos Barbosa, responsável técnica em aleitamento materno do PAISMCA, a mãe não deve ser a única responsável por manter a amamentação exclusiva.

“Apesar do aleitamento materno ser a estratégia que mais impacta na redução da mortalidade infantil e no pleno desenvolvimento físico, imunológico e emocional da criança, os índices permanecem abaixo da meta ideal, cuja recomendação da OMS é de seis meses, sem fórmula, água, sucos ou chás. Para manter essa prática, a mãe deve ser apoiada, protegida e estimulada pela família, políticas públicas, assistência multiprofissional e comunidade”, completou.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, onde a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.